Paranoá: Câmara em Movimento recebe reivindicações da Cidade.

A população do Paranoá apresentou aos deputados distritais, na tarde desta quinta-feira (19), as suas principais reivindicações, dentro do projeto “Câmara em Movimento”, quando o Legislativo do DF deixa a sua sede e vai ao encontro da comunidade. Na sessão itinerante, realizada numa quadra coberta na região central da cidade, foram tratados temas diversos – desde a regularização de polos de produção e de comercialização, a necessidade de mais escolas, creches, melhorias no hospital até a construção de posto policial.

O presidente da CLDF, deputado Joe Valle (PDT), chamou a atenção para a necessidade de um maior detalhamento dos projetos, incluindo os valores relativos às demandas. “As reivindicações são feitas ao GDF. A Câmara Legislativa faz a mediação junto ao Executivo. E os projetos detalhados são imprescindíveis para que os parlamentares possam apresentar as emendas ao orçamento e, a partir daí, acompanhar a sua execução”, explicou.

A primeira demanda dos moradores foi a regularização do Polo de Plantas. Fábio Júlio Batista Alves observou que a cidade possui uma área agricultável de 53 mil hectares, mas o local onde os produtos são comercializados, inclusive para outros estados, ainda carece de regularização. Também foi solicitada a construção do “Galpão do Produtor Rural”, onde seria instalada uma feira semanal que atualmente ocupa um trecho da principal avenida da cidade.

A necessidade da construção e reforma de postos de saúde na área rural foi exposta por Pedro Oliveira Silva. “Temos apenas cinco unidades para atender a esta que é a segunda maior região rural do Distrito Federal”, apontou. Também foram pedidas reformas nas escolas e no Centro de Referência de Atendimento em Assistência Social (CRAS).

João Gomes Pereira, conhecido como João do Violão, solicitou a compra de insumos e a reforma do Hospital do Paranoá. Os líderes comunitários reivindicaram ainda a ampliação do Programa de Atenção Integral ao Adolescente (Praia), a construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), bem como de creches, inclusive na área rural, além de um posto policial no Paranoá Parque.

Apoio – Depois de ouvir as lideranças comunitárias, os deputados distritais fizeram pronunciamentos apoiando as demandas previamente definidas pela população, durante oficina preparatória que aconteceu no Paranoá no dia 30 de setembro passado.

Ao final do relato dos moradores, o deputado Ricardo Vale (PT) concluiu que o Paranoá “é uma cidade que precisa de tudo e uma das que mais sofre com o abandono do poder público”. Ele reforçou o papel do Legislativo: “Os recursos destinados pelos deputados são muitos, mas a execução é do governo. Nosso papel é fiscalizar e cobrar”.

Raimundo Ribeiro (PPS) também reafirmou “o verdadeiro papel da Câmara Legislativa”. O parlamentar esclareceu: “Há uma confusão sobre quem realiza a obra, que é o governo. Nós, como fiscalizadores, a todo momento, fazemos denúncias. Mas, chegamos a um nível de desgoverno, que falta até água”.

O relator do orçamento do Distrito Federal para 2018, deputado Agaciel Maia (PR), observou que cada deputado terá direito a apresentar emendas ao projeto que somarão R$ 19 milhões, “no total serão quase meio bilhão de reais”.

O deputado Lira (PHS), que destacou a sua afinidade com aquela região, lembrou que destinou, no ano passado, recursos para a duplicação da BR 250, solicitação lembrada por meio de faixa levada pelos moradores. “Estamos chegando ao final do ano e nada foi feito”, desabafou, salientando que tem mantido “cobranças constantes” para que a obra seja realizada. Por sua vez, Wasny de Roure (PT) registrou apoio à luta dos produtores pela regularização do Polo de Plantas e contou sobre reunião com o Conselho de Saúde do Paranoá. “Podemos ajudar no processo político de mobilização e reivindicação”, acrescentou.

A deputada Luzia de Paula (PSB) externou seu compromisso com os produtores do Polo de Plantas e, especialmente, com a construção de creches “para permitir que os pais possam trabalhar com tranquilidade, deixando seus filhos em lugar seguro”. Para Celina Leão (PPS), o fato de conhecer as reivindicações da comunidade, por meio do Câmara em Movimento, “facilita o trabalho dos deputados distritais”. Na avaliação da parlamentar, “não é preciso inventar nada”, apenas seguir o que a população está apontando.

Já o deputado Rafael Prudente (PMDB) demonstrou preocupação com a falta de atenção do GDF à duplicação da BR 250. Ele fez um apelo aos seus colegas, convocando-os a se unir em torno da realização da obra, que atenderia os moradores do Paranoá e do Itapoã. E defendeu a construção de escola no conjunto habitacional Paranoá Parque.

Marco Túlio Alencar
Foto: Carlos Gandra
Comunicação Social – Câmara Legislativa