Após 40 anos de espera, moradores da Quadra 412 de Samambaia recebem escrituras

O governador Rollemberg entregou em mãos a escritura para Geralda Moreira da Silva, de 91 anos, moradora da região há 28 anos. Foto: Dênio Simões/Agência Brasilia.

Os 224 beneficiados neste sábado (21), como Geralda da Silva, integravam antiga Sociedade de Habitação de Interesse Social (SHIS). Governador Rodrigo Rollemberg entregou documentos

MARYNA LACERDA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

A entrega de 224 escrituras a famílias da Quadra 412 de Samambaia, neste sábado (21), atende a uma demanda reivindicada há 40 anos pelos moradores mais antigos da área.

O governador Rollemberg entregou em mãos a escritura para Geralda Moreira da Silva, de 91 anos, moradora da região há 28 anos. Foto: Dênio Simões/Agência Brasilia.
O governador Rollemberg entregou em mãos a escritura para Geralda Moreira da Silva, de 91 anos, moradora da região há 28 anos. Foto: Dênio Simões/Agência Brasilia

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou do evento e destacou a medida como forma de dar segurança jurídica às famílias. “Isso representa tranquilidade para um pai, para uma mãe que, se tiverem algum problema, têm a propriedade da casa para deixar aos filhos”, observou.

Ele entregou a escritura em mãos para Geralda Moreira da Silva, de 91 anos. “Tem 28 anos que moro na [antiga] SHIS. Considero que hoje cumpri a minha missão”, falou emocionada.

Os documentos foram repassados pela Companhia de Planejamento Habitacional do DF (Codhab) à população de forma gratuita. Com isso, os integrantes da antiga Sociedade de Habitação de Interesse Social (SHIS) podem ainda investir em melhorias estruturais nas residências.

Esse é o plano de Arnaldo Marcelino dos Santos, de 61 anos. “Estou muito feliz, porque agora não tem mais risco de eu construir algo e derrubarem”, comemorou. O aposentado vive há 29 anos em Samambaia com a esposa.

“Isso representa tranquilidade para um pai, para uma mãe que, se tiverem algum problema, têm a propriedade da casa para deixar aos filhos”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Diante das décadas de espera, Santos estava desacreditado de ter o documento. “Entrava governo, saía governo e nada de resolverem o problema. Agora deu certo.”

As escrituras permitem também a valorização do espaço, como lembrou o governador Rollemberg. “Um imóvel com escritura vale 50% a mais do que um sem a documentação”, pontuou.

O lote entregue hoje é o primeiro da antiga SHIS. A sociedade é formada por mais de mil integrantes que, para receberem a escritura, precisam apresentar documentos pessoais.

“As demais entregas dependem de as pessoas conseguirem resgatar documentos, como certidões de casamento. Isso o governo não tem como fazer”, explicou o presidente da Codhab, Gilson Paranhos. “As escrituras estão prontas. O que depender de nós será feito.”

LEIA TAMBÉM

Mil e trezentas escrituras foram entregues hoje aos moradores de Santa Maria. A regularização fundiária faz parte do Lote Legal, um dos cinco eixos de atuação do Habita Brasília

GOVERNO ENTREGA 1,3 MIL ESCRITURAS EM SANTA MARIA

Os decretos que regurarizam os parcelamentos urbanos do Setor Habitacioinal Tororó foram assinados pelo governador neste sábado (7)

PARCELAMENTOS URBANOS DO SETOR HABITACIONAL TORORÓ SÃO REGULARIZADOS

Os decretos que regulamentam feiras, quiosques e trailers foram assinados na manhã desta segunda (16) pelo governador Rodrigo Rollemberg

DECRETOS REGULAMENTAM FEIRAS, QUIOSQUES E TRAILERS NO DF

Como muito tempo se passou desde a criação da SHIS, é comum que essa dificuldade exista, de acordo com o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade. “São mais de 40 anos de burocracia emperrando o processo de escrituração. É natural que, nesse período, as famílias se reconfigurem, e que entrem nesse processo certidões de separação, de casamento”, exemplificou.

A próxima entrega, ainda sem data marcada, será em Ceilândia, onde existem cerca de 7,4 mil mutuários. Todos foram convocados, mas somente 400 tiveram a situação regularizada até agora.

EDIÇÃO: AMANDA MARTIMON