Gilmar Mendes suspeita que tenha sido gravado por Joesley Batista

O encontro entre Joesley e o ministro foi por conta de um julgamento do STF.

Por: Thaís Dantas 

Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que suspeita ter sido gravado pelo empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F. Joesley e o ministro tiveram um encontro em Brasília,  no IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), do qual Gilmar é sócio. Francisco de Assis e Silva, diretor jurídico do Grupo J&F, teria solicitado o encontro e também compareceu a reunião.

O motivo da audiência, que aconteceu no mês de abril, foi em razão de um julgamento do STF, que reconheceu a constitucionalidade da contribuição do empregador rural pessoa física ao Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural). O perecer foi tomado durante o julgamento de um recurso ajuizado pela União contra a decisão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que resultou no afastamento da incidência da contribuição.

A decisão decretada no julgamento trouxe preocupação ao setor agropecuário, que solicitava uma modulação acerca dos efeitos da decisão. No áudio entre Saud e Joesley, entregue à PGR (Procuradoria-Geral da República), é possível ouvir os dois falando sobre “dissolver o Supremo“.

Durante a sessão da segunda turma, na tarde desta terça-feira (12), o ministro Gilmar Mendes não quis falar sobre o episódio. “Eu já falei tudo“, desconversou. A a assessoria da J&F e advogados de Joesley Batista também não se manifestaram.

Fonte: 1 news