Jofran Frejat, Vice? “De jeito Nenhum”

Frejat afirma que é vascaíno, mas não quer ser mais vice de jeito nenhum

Afirmação frustra as expectativas de vários candidatos que sonham em ter Frejat como seu vice. A idade também não parece ser um problema. Jofran está lúcido, com bom humor e ampla visão dos problemas do Distrito Federal.

“Ainda não lancei meu nome a nenhum cargo, por enquanto não sou candidato a nada, quero ajudar Brasília, mas se meu nome for o melhor nas intenções de voto, estarei à disposição do meu partido”.

Chama o Frejat

Jofran Frejat participou de uma coletiva com a Associação de Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP), na quarta-feira (23/8), na sede do Partido da Republica (PR). Uma das frases que chamou atenção foi a afirmação de que durante anos, toda vez que caia o padrão da saúde, ele era convidado para assumir a Secretária de Saúde do DF.

Sou velho e não velhaco

Apesar de ter 81 anos, Frejat mostrou que a idade não deve atrapalhar em nada, caso venha a ser eleito para um cargo nas eleições de 2018. Frejat afirmou num tom de orgulho, que é velho, mas não velhaco. E se divertiu ao comentar a idade de seus parentes, boa parte na casa dos 90 anos.

Biografia respeitável

Frejat foi eleito deputado federal cinco vezes, foi nomeado secretário de saúde do DF por quatro vezes e se orgulha de ter implantado praticamente toda a rede de saúde do DF. Para Frejat, “resolver a demanda da saúde passa por retirar todas as questões políticas da secretaria de saúde. Política e saúde não andam juntas”.

OS não

Questionado sobre ter sido consultado por outros governos em relação a saúde, Frejat afirmou que o ex-governador José Roberto Arruda chegou a convida-lo para assumir a pasta, mas um dos motivos que o levou a recusar o convite foi o fato do Hospital de Santa Maria ter sido entregue para ser administrado por uma Organização Social (OS). Agnelo chegou a consulta-lo sobre a faculdade da saúde, mas sem convites.

Grupo da direita

Em relação ao encontro ocorrido na semana passada entre Fraga (DEM), Izalci (PSDB), Roney Nemer (PP), Filipelli (PMDB) e Alírio (PTB), Frejat disse que nem ele e nem nenhum membro do PR foram convidados, apesar da gafe dos organizadores do almoço, Frejat confirmou que apoiará o candidato com melhores condições de ser eleito para governar o DF.

Menos Izalci

Frejat lembrou que desse grupo, o único que não o apoiou na eleição de 2014 foi o deputado federal Izalci Lucas (PSDB), que por determinação partidária apoiou a candidatura de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Candidato a nada

Jofran afirmou que não é candidato a nenhum cargo. Lembrou que em sua primeira eleição em 1986 e também na última, no primeiro momento como vice-governador, não foi uma vontade sua, em ambas as situações ele foi convidado ou melhor, convocado para ser candidato.

Candidatura ao Senado

Apesar da ampla experiência no parlamento, Frejat afirmou que entre o Senado e o GDF, entende que ajudará mais o Distrito Federal, se for candidato a governador.

Joe e Cristovam

Frejat desmentiu que tenha havido qualquer conversa em relação a uma coligação dele com Joe Valle (PDT) ou Cristovam Buarque (PPS), mas não descartou a possibilidade. “Em política não se pode ciscar para fora, tem que ciscar para dentro. Não descarto a possibilidade de união com esses partidos”, afirmou.

Articulação em alta

Frejat tem sido convidado para conversar com diversos políticos, além dos nomes conhecidos da direita, ele já se encontrou com os distritais Chico Leite (REDE), Professor Israel (PV), Cláudio Abrantes (sem partido) e com o senador Cristovam Buarque (PPS).

Coligação fake

Aos risos, Frejat disse que tem sido informado pela imprensa sobre as prováveis alianças entre ele e outros candidatos. A chapa Frejat/Alírio e Frejat/Joe/Cristovam foram algumas delas. Por hora, Frejat afirmou que o único compromisso que tem é o de apoiar ou ser apoiado pelo nome que estiver melhor nas pesquisas e garantiu que manterá sua palavra.

Saúde bilionária

Frejat destacou que o orçamento da saúde no DF é maior do que todo o orçamento do Estado de Alagoas e maior do que o orçamento da saúde de todo o estado do Rio de Janeiro. No DF o orçamento da saúde é superior a 6 bilhões.

Liderança do governo

Questionado se o fato do deputado distrital Agaciel Maia, do seu partido, ser o líder do governo de Rodrigo Rollemberg, Frejat afirmou que “nem os filhos seguem o que queremos”, mas destacou a competência e a disposição do distrital em ajudar o Distrito Federal.

Por Sandro Gianelli / Coluna On’s e Off’s / Jornal Alô Brasília