Ouvidor Da CLDF Defende Transparência Ativa

Um dos princípios contidos na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), a transparência ativa foi defendida pelo ouvidor da Câmara Legislativa do DF, deputado Chico Leite (Rede), durante a sessão ordinária desta terça-feira (15). Esse princípio diz respeito à iniciativa de órgãos públicos de dar divulgação a informações de interesse geral ou coletivo, ainda que elas não tenham sido expressamente solicitadas.

“A Casa foi pioneira em várias frentes, como o fim da votação secreta e a extinção de gratificações conhecidas como 14º e 15º salários. Temos de estar na vanguarda quando o assunto é transparência”, afirmou. Na avaliação do parlamentar, quanto mais dados a CLDF colocar à disposição da população, mais confiança os cidadãos em geral e os eleitores terão no trabalho do Legislativo.

“Já temos muitos dados disponíveis em nosso portal na internet, mas precisamos avançar ainda mais para permitir o acompanhamento das ações dos agentes públicos”, explicou, adiantando que a Ouvidoria anunciará, em breve, um plano de transparência para a Casa.

Fonte: CLDF