Temer pede a aliados ‘mapa das traições’ na votação da Câmara

BRASILIA, BRAZIL - MAY 20: President Michel Temer delivers a new statement following the release of a tape allegedly demonstrating him condoning bribery payments to Chamber of Deputies President Eduardo Cunha on May 20, 2017 in Brasilia, Brazil. The release of the recording has sent another political shockwave through the country with leftists calling for Temer's impeachment and new elections.

Aliados conversarão com deputados que prometeram votar com o governo, mas, na hora de declarar a posição no plenário, mudaram de ideia

ESTADÃO
O PRESIDENTE MICHEL TEMER (FOTO: IGO ESTRELA/GETTY IMAGES)

O presidente Michel Temer escalou aliados para mapear os deputados que traíram o governo durante a votação da denúncia na Câmara nesta quarta-feira, 2. Temer conseguiu barrar a denúncia com 263 votos, mas previsões de integrantes da base aliada apontavam que esse número poderia chegar a 300 deputados.

Os responsáveis por fazer esse levantamento serão o líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e o vice-líder Beto Mansur (PRB-SP).

A ideia é que eles procurem conversar com os deputados que prometeram que votariam com o governo, mas que, na hora de declarar a posição no plenário, mudaram de ideia.

Entre as traições inesperadas estão, por exemplo, Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que faz parte da bancada ruralista, e do cantor Sérgio Reis (PRB-SP), que estava sendo pressionado pela legenda a votar com o governo.

Os líderes também vão buscar descobrir o motivo de cada um dos 16 deputados que se ausentaram do plenário e não participaram da votação. Há nomes que eles já sabem o porquê, como o do deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que ainda está magoado com o governo depois de ter sido demitido do Ministério da Justiça.

Segundo Beto Mansur, a ideia não é fazer uma “caça às bruxas”, mas ter uma noção real do tamanho da base aliada após a votação. “Nós vamos fazer uma análise, não é uma caça às bruxas de jeito nenhum, até porque não é minha função fazer isso. Vamos fazer um levantamento para saber o tamanho da base e nos prepararmos para votações futuras”, disse.