Governo afirma que zerou a fila de espera da mamografia no DF

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, informou, em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (18), o fim da fila de espera da mamografia na rede pública do Distrito Federal.

Em outubro do ano passado, quando apenas um mamógrafo estava em funcionamento, 11 mil mulheres aguardavam para fazer o exame. Hoje, dos 14 aparelhos da Secretaria de Saúde, 11 estão sendo usados.

De acordo com o secretário, o fim da espera foi possível com a contratação da manutenção dos mamógrafos em novembro de 2016 e com a nomeação de 16 técnicos de radiologia no início deste ano.

Dos três equipamentos parados, dois estão em processo de licitação para contratar o serviço de manutenção. Há ainda a previsão de compra de cinco aparelhos para substituir os mais antigo.

Capacidade de atendimento para mamografias na rede pública do DF
A capacidade de atendimento é de pelo menos 5,4 mil, mas, por falta de procura, cerca de 2 mil mulheres fazem o exame mensalmente. Agora, o governo busca incentivar as mulheres entre 49 e 71 anos a procurar a unidade de saúde mais próxima.

“Precisamos estimular as mulheres a fazer o exame. É muito importante que elas tenham essa conscientização; o câncer de mama, quando detectado em uma fase precoce, permite a cura e um resultado melhor no tratamento”, ressaltou Humberto Fonseca.

Com o fim da fila, o tempo de espera entre o pedido médico e a confirmação do exame é de 10 dias.

A mamografia pode ser feita no Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) e nos Hospitais Regionais de Ceilândia, do Gama, do Paranoá, de Samambaia, de Santa Maria, de Sobradinho e de Taguatinga. Fonte: Jornal de Brasília