Web Analytics
Plublicidade
Início Brasil Presidente do PSDB diz que Maia daria governabilidade ao país

Presidente do PSDB diz que Maia daria governabilidade ao país

Para Tasso, presidente da Câmara teria condições de reunir partidos.

Tasso vê Rodrigo Maia como solução para eventual transição até 2018.

Do G1.

O presidente em exercício do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse nesta quinta (6) que o governo está perdendo a capacidade de governabilidade e que o futuro de Michel Temer depende, principalmente, do partido dele, o PMDB. Para Tasso, se o relator da denúncia, Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), apresentar parecer pelo acolhimento, “não há mais o que fazer”.

O presidente interino do PSDB vê no presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ0, as condições para reunir os partidos e fazer uma eventual transição até 2018. Tasso conversou na noite de quarta (5) com Maia.

A possibilidade de delação premiada do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para Tasso, agrava ainda mais a situação de Temer. Ele disse não haver possibilidade de pressão do governo sobre a base para garantir votos a favor do presidente.

“Ninguém faz pressão contra fatos. O que precisamos é encontrar alguma estabilidade para o país”, disse o senador.Se Temer for afastado do mandato, por eventual decisão do Supremo de torná-lo réu, quem assume é Rodrigo Maia. Para Tasso Jereissati, Maia construiria as condições para reunir partidos e dar governabilidade ao país.

Ele disse ainda que, se continuar na presidência do PSDB, vai propor ao partido defender o parlamentarismo no país, a partir de 2022, sendo que o eleito em 2018 teria a missão de preparar o país para a mudança do sistema de governo.

“O que estamos vivendo é um arremedo de parlamentarismo, sem as vantagens de sistema parlamentarista e com as desvantagens do presidencialismo”, disse ele, explicando que o Parlamento tem poderes sem as responsabilidades impostas pelo parlamentarismo.

Ele recordou que o PSDB defende o parlamentarismo e que já é hora de retomar essa discussão no Congresso, agora como forma de dar estão estabilidade ao país.

Informa Tudo DF