Paranoá: Subsecretário Marlon Costa fala sobre a Feira dos produtores Rurais da Cidade e sobre ações da AGEFIS.

Por: Alex Alves

Quem não conhece a famosa Feira dos Produtores Rurais do Paranoá?

Todos os domingos de 6:00h às 13:00h, famílias fazendo compras e famílias que vendem, gente que planta e colhe, gerando empregos e renda na região. Comercializando Orgânicos, frutas e verduras, Ovos, Carnes Suínas, Linguiças Caseiras, plantas, temperos e muitos mais. Uma feira completa que fica na avenida central da Cidade, no estacionamento em frete aos comércios.

A Presidente da APROFERP – Associação dos Produtores Rurais e Feirantes do Paranoá, Sandra Silva, desde 2015 vem trabalhando pela regularização da feira dos Produtores Rurais do Paranoá. Sandra destacou ao NPP que é de “extrema necessidade” conseguir um local próprio para a Feira.

“Conseguimos dar entrada na documentação em 2015, pedimos a liberação do Lote 03 para fixação da Feira, o quê não foi possível. Isso porque  na ocasião, a área estava destinada para um deposito de gás. Porém foi feito a pavimentação no local e virou um estacionamento”. disse Sandra que completou

“A tramitação começou na gestão do administrador Eduardo Rodrigues e ainda não conseguiu ser finalizar, por conta da dança de cadeiras do GDF”.

Acompanhe o jogo das cadeiras do GDF. Administradores e Interinos do Paranoá:

Eduardo Rodrigues – Interino (Janeiro/ 2015 até Abril 2016)
Roberto Charles – Administrador (Abril/2016 até Setembro 2016)
Alessander Capalbo – Interino (Setembro/2016 até Outubro/2016)
Waldir Cordeiro – Interino (Outubro/2016 até Junho/2017)
Sevulo Peixoto – Administrador Junho/2017 (ATUAL)

Na gestão do Administrador Waldir Cordeiro, ficou acordado que a Feira dos Produtores Rurais do Paranoá, no dia 25 de junho, iria para o estacionamento entre o Posto de Gasolina e a Delegacia Civil. Só que existem vários problemas no local, Além dos vários carros e ônibus que ficam  estacionados o lugar não tem iluminação, também existe uma banca que precisa ser notificada e removida do local. Por esses motivos, ainda não se conseguiu fazer o remanejamento da feira.

Na ocasião o Subsecretario de Ordenamento de feiras, Marlon Costa, em reunião com o  ex-administrador Waldir Cordeiro, pediu aos produtores mais duas 2 semanas, até que saísse o Decreto de regularização das feiras livres.

O NPP entrevistou o Subsecretario de Ordenamento de feiras, Marlon Costa, que disse: “Vamos verificar se vamos fechar a avenida ou se iremos remover a feira para o novo local”.

Veja entrevista completa abaixo:

NPP: A Feira dos Produtores Rurais do Paranoá será removida, ou vai continuar no mesmo local?
Marlon Costa: Estamos trabalhando em conjunto com a Administração do Paranoá, e as conversas com o ex: administrador Waldir Cordeiro vão continuar com o atual administrador Sevulo Peixoto. Vamos trabalhar na regularização da Feira dos Produtores Rurais do Paranoá e vamos verificar se iremos fechar a avenida ou se vamos remover a feira para o novo local.
NPP: O que é o decreto das Feiras Livres?
Marlon Costa: Este é o decreto que regularizar todas as feiras, tanto as livres quanto as permanentes. Esse trabalho está sendo feito pela subsecretaria de Cidades e já está na fase final, com o decreto iremos conseguir regularizar todas as feiras, e faremos a reordenação das feiras livres, padronizando e fazendo os levantamentos em conjunto com as associações, trazendo tranquilidade aos feirantes, inclusive os do Paranoá.
NPP: Caso ocorra a remoção da feira, tem previsão de quando será feito?
Marlon Costa: Acredito que no prazo de 3 semanas no máximo, queremos trazer mais tranquilidade ao Paranoá.

NPP: A AGEFIS pode multar ou retirar os feirantes de alguma forma?
Marlon Costa: Nenhuma ação será tomada na Feira do Paranoá, sem antes uma conversa conjunta com a administração Local, com a subsecretaria e com a associação dos feirantes da Cidade.

A expectativa é que a Feira dos Produtores Rurais do Paranoá, seja removida para o Estacionamento ao lado da 6ª Delegacia de Policia Civil do Paranoá, próximo a Rodoviária do Paranoá

Da Redação do Noticias Paranoá Parque – NPP

Veja o Video: