Secretaria das Cidades promove revitalização no Taguacenter

Mutirão coordenado pela pasta levará mais conforto e segurança para visitantes e comerciantes. Ação do governo também ocorre no Taguaparque, que sediará o Pentecostes em junho

LARISSA SARMENTO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Quem passou pelo Taguacenter nesta segunda-feira (15) se deparou com o mutirão de limpeza e de revitalização coordenado pela Secretaria das Cidades. Trabalhadores de diversos órgãos do governo começaram a trocar a iluminação pública, a podar as árvores e a tapar os buracos no asfalto.

Mutirão do Cidades Limpas vai proporcionar mais conforto e segurança para os frequentadores do Taguacenter.
Mutirão do Cidades Limpas vai proporcionar mais conforto e segurança para os frequentadores do Taguacenter. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Considerado uma extensão do Cidades Limpas, um dos grandes objetivos é proporcionar mais segurança para as cerca de 200 mil pessoas que passam diariamente pelo centro comercial em Taguatinga. O trabalho vai durar até sexta-feira (19).

“Essas áreas comerciais têm que ser olhadas com atenção para melhorar o acesso, a iluminação e a segurança da população”, disse o secretário das Cidades, Marcos Dantas, no lançamento do mutirão, nesta manhã.

Taguaparque é preparado para receber o Pentecostes em junho

Taguatinga receberá em 2, 3 e 4 de junho o evento católico Pentecostes. A expectativa é que 1 milhão de pessoas participe da celebração. Para preparar o Taguaparque para o evento, há cerca de 40 dias o local recebe melhorias.

“Essas áreas comerciais têm que ser olhadas com atenção para melhorar o acesso, a iluminação e a segurança da população”Marcos Dantas, secretário das Cidades

Estão sendo feitos reparos em uma área de 9 mil metros quadrados, onde ficarão os estacionamentos e o palco. Os trabalhos continuam até a véspera do evento.

Foram usados 35 caminhões de asfalto reciclado para nivelar o piso e melhorar o acesso para os fiéis. Para César Torres, um dos coordenadores do Pentecostes, “é de suma importância essa revitalização, que traz conforto para quem vai para o evento e para quem utiliza o parque”.

A manutenção no parque inclui poda de árvores, roçagem, tapa buracos, revitalização de rampas de acesso, pintura de meio-fio, retirada de entulhos, reparos no telhado do auditório, instalação de 30 lixeiras e revitalização da ciclovia.

Uma equipe de 73 servidores participam das duas ações, que têm o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Companhia Energética de Brasília (CEB), do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), e do programa Mãos Dadas, da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF.