Denúncia: Posto de saúde do DF usa material vencido para exames de urina. Secretaria de Saúde nega… Vai Vendo!

    Em nota, a Secretaria de Saúde negou tudo e garantiu que não usou o produto vencido.

    Vai Vendo…

    Vídeo mostra dezenas de caixas com reagente fora do prazo da validade em São Sebastião. Secretaria de Saúde confirma lote vencido, mas diz que produto não foi usado.

    Por G1 DF

    Servidor da saúde denuncia tiras de reagentes vencidas usadas em exames no DF
    Reagentes vencidos foram usados para diagnosticar doenças em pacientes da Unidade Mista de Saúde de São Sebastião, denunciou um servidor à TV Globo. Em um vídeo gravado no laboratório do posto, ele mostra dezenas de caixas com materias que deveriam ter sido descartados em outubro do ano passado, mas foram mantidos na unidade.

    Em nota, a Secretaria de Saúde confirmou que havia um lote vencido dos reagentes, mas garantiu que o produto não foi usado. De acordo com a pasta, existe um controle rígido para que os materiais estejam sempre apropriados para o uso.

    O servidor que fez a denúncia contou que a própria chefia do posto envia o material fora do prazo de validade para ser usado. “Como nós temos esse material para ser utilizado para os exames, e a gente tem que fazer os exames, é utilizado essas tiras que estão vencidas”, afirmou o profissional, que não quis se identificar.

    O reagente serve para medir níveis de substâncias na urina. Ele é usado, principalmente, para diagnosticar diabetes e infecção urinária. De acordo com o assessor do Conselho Regional de Farmácia Breno Silva de Abreu o uso do produto vencido pode resultar em resultados equivocados. Ele afirma ainda que o uso de qualquer produto fora da data de validade em laboratórios é proibido pela Anvisa.

    “É de se imaginar não só que um teste [como este] não vai detectar um estado patológico qualquer, como falhar em detectar uma gravidez em curso, como também pode gerar um resultado positivo errêneo, falso”, afirma Abreu.

    Fonte: G1.

    Informa Tudo DF