InícioDeputado Chico Leite, Novo ouvidor da CLDF, defende transparência máxima na...
Array

Deputado Chico Leite, Novo ouvidor da CLDF, defende transparência máxima na Casa

Novo ouvidor da Câmara Legislativa, Chico Leite defende transparência máxima na Casa

Oriundo do Ministério Público e autor das principais leis distritais de acesso à informação, o parlamentar quer implementar medidas concretas para assegurar à sociedade formas de avaliação de seus representantes, além de contribuir para a eficácia, a economicidade e o compromisso público da Câmara

O deputado Chico Leite (Rede Sustentabilidade) foi eleito, na quarta-feira (22), Ouvidor da Câmara Legislativa. Procurador de Justiça licenciado para o exercício do mandato, ele tem como meta implantar um sistema de transparência máxima na Casa, possibilitando à sociedade avaliar seus representantes e, assim, contribuir para a eficácia, a economicidade, a efetividade, a presteza e o compromisso público da Câmara para com a sociedade do Distrito Federal.

Para Chico Leite, a Ouvidoria deve ser o espaço para facilitar e ampliar a comunicação com a sociedade. “Vamos procurar, na Ouvidoria, aproximar a população da Casa Legislativa”, afirma o parlamentar. Ele também pretende fortalecer o papel da Ouvidoria de receber representações, reclamações, denúncias, críticas, elogios, sugestões, pedidos de informação e de providências sobre as atividades desenvolvidas pelos órgãos, membros, servidores e serviços auxiliares da CLDF.

Desde 2003, quando iniciou seu primeiro mandato como parlamentar, Chico Leite vem apresentando propostas concretas para garantir a prestação de contas dos entes públicos. Entre as propostas já transformadas em lei, estão as três principais leis distritais de acesso à informação, além do fim do voto secreto parlamentar, a publicação das listas de cadastrados nos programas habitacionais e sociais e a divulgação na Internet dos gastos do Poder Executivo e também do Poder Legislativo. Confira algumas iniciativas de Chico Leite em prol da transparência:

• Lei nº 4.758 de 2012 – Dispõe sobre a divulgação do Diário Oficial do Distrito Federal na internet.

• Lei nº 4.332, de 2009 – Dispõe sobre a publicidade do cadastro de programas habitacionais e de programas sociais do Distrito Federal.

• Lei nº 3.965 de 2007 – Dispõe sobre a divulgação de dados, informações e demonstrativos relativos à administração orçamentária, financeira, contábil e patrimonial do Distrito Federal (DODF de 19/3/2007).

• Emenda à Lei Orgânica nº 47 de 2006 – Veda o escrutínio secreto nas deliberações da Câmara Legislativa que especifica

• Projeto de Resolução nº 56/2008 – Dispõe sobre a divulgação da execução orçamentária da Câmara Legislativa na internet, e dá outras providências

• Projeto de Resolução nº 4/2011 – Dispõe sobre a divulgação do Diário da Câmara Legislativa – DCL, na página da Câmara Legislativa do Distrito Federal na internet, e dá outras providências.

• Projeto de Resolução nº 27/2011(Já é lei) – Dispõe sobre a divulgação dos gastos com verba indenizatória na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Fonte: Assessoria de Comunicação. Extraído do blog Sando Gianelli.

Informa Tudo DF

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments