Nova diretoria da Associação de Blogueiros de Política do DF toma posse, na Câmara Legislativa

    Na noite de quarta-feira (15/Fev), os membros da nova diretoria da Associação dos Blogueiros de Política do DF e Entorno (ABBP), foram empossados pelo então presidente da entidade, Fred Lima. O evento lotou uma das salas de comissões da Câmara Legislativa do DF (CLDF) e contou com a presença maciça da esfera política do DF.

    Dentre as autoridades presentes, do Legislativo, o senador Hélio José (PMDB-DF), o Presidente da CLDF, deputado Joe Valle (REDE), além dos distritais Luzia de Paula (PSB), Celina Leão (PPS), Raimundo Ribeiro (PPS), Chico Vigilante (PT), Júlio Cesar (PRB), Ricardo Vale (PT), Robério Negreiros (PSDB), o suplente de deputado Guarda Jânio (PRTB). Também participaram representantes, a exemplo dos senadores Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ana Amélia (PP-RS) e dos deputados federais, Ronaldo Fonseca (PSC-DF) e Izalci Lucas (PSDB-DF), se fizeram presentes, além das congratulações recebidas, a exemplo do senador Antonio Reguffe (Sem Partido).

    Do Executivo, o Secretário Adjunto de Relações Institucionais e Sociais: Igor Danin Tokarski, Ivo Torkascki,o secretário de Comunicação, Paulo Fona,   o ex-presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Manoel Antônio Vieira Alexandre; o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, Acilino José Ribeiro de Almeida e assessores também participaram da posse da nova diretoria.

    A posse contou ainda com a presença do presidente do PRP-DF, Adalberto Monteiro, de membros do Tribunal de Contas da União (TCU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) OG Pereira e outros conselheiros; do presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), Gutemberg Fialho, da Associação Comercial do DF (ACDF), do procurador Roberto Giffone, e outros representantes da sociedade civil organizada, convidados e, claro, de muitos blogueiros.

     

    Convidados prestigiam posse da nova diretoria da ABBP – Foto: Ricardo Lima/BombeirosDF

    Posse

    O ex-presidente, atual, presidente de honra da ABBP Fred Lima se lembrou do trabalho executado quando esteve à frente da entidade. “Se um dia nossa gestão for lembrada, gostaria que a principal recordação não fosse nenhum dos feitos, mas sim, o comprometimento, acima de tudo, com a sobrevivência e o futuro da Associação, e não apenas com seu cotidiano. […] Trago à memória o que ele disse na primeira reunião de criação da Instituição, em novembro de 2014: – Não quero fazer parte de uma associação, mas da Associação”. Não tenho dúvidas de que mais avanços acontecerão até o fim de seu mandato, pois, com as bases erguidas pela atual diretoria, onde você foi Vice-Presidente, e, também, com a sua capacidade, o caminho natural não será outro.”.

    Fred Lima mencionou ainda o ‘segredo do sucesso’ da ABBP ao abordar a força que move a união dos blogueiros de política do DF. “Temos um diferencial como grupo: não cedemos à vaidade e passamos na primeira etapa do espinhoso teste do tempo, após 2 anos de existência, sendo a entidade que mais agrega blogueiros que fazem a cobertura política em diversos segmentos da sociedade brasiliense e do entorno.”.

    Em seu discurso, o presidente empossado Sandro Gianelli enalteceu a função social da categoria e falou sobre a importância do segmento. “A cobertura política é algo de mão dupla. Se não existissem vocês, os políticos para estarem nos prestigiando hoje, também não existiria nós, os blogueiros, para estarmos fazendo esta cobertura. Nós queremos o bom jornalismo, e para ABBP, isso é muito importante”, disse.

    O vice-presidente, Kleber Karpov lembrou a capacidade dos blogueiros de política ao propiciar que a população do DF receba informações dos bastidores e de fatos de interesse público com imparcialidade. Karpov observou também o esforço da ABBP em criar uma nova imagem dos blogueiros. Isso porque podem, a partir de direitos garantidos pela Lei Orgânica do DF, se distanciar de práticas negativas associadas a essa categoria de profissionais.

    Vem por aí

    Raimundo Ribeiro anunciou realizações que devem contemplar não a blogosfera que atua na CLDF. Luzia de Paula, por sua vez, lembrou a criação do Dia dos Blogueiros e da união desses profissionais, que se dedicam a informar a população do DF, além do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do DF (PELO) que, embora não tenham mencionado, tornou obrigatório ao Legislativo e o Executivo a destinação mínima de 10% dos gastos com publicidade à esses veículos. Joe Valle sugeriu a realização de um seminário, na CLDF, para estimular a profissionalização da blogosfera, que faz parte do roll de projetos da ABBP. O senador Hélio José, por sua vez, se comprometeu em criar uma Frente Parlamentar, ou dos blogueiros, ou a inclusão a das Rádios Comunitárias do DF, para fomentar o reconhecimento da categoria no DF e em todo país.

    Palavra do ministro

    O Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, parabenizou a ABBP o que considera representar, o fortalecimento da mídia alternativa na região e reforça o papel central na oferta de conteúdo de qualidade.

    Parabenizo a nova diretoria da Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno (ABBP), que toma posse, sob a liderança do competente jornalista Sandro Gianelli. Com a missão de fortalecer a mídia digital alternativa na região, a associação desempenha papel central na oferta de conteúdo de qualidade com foco na área política. Comprometida ainda com a qualificação dos blogueiros, a entidade demonstra estar alinhada às novas tendências do mercado de comunicação, que exige profissionais cada vez mais preparados para lidar com a instantaneidade, sem deixar de lado a apuração criteriosa preconizada pelo bom jornalismo. À nova diretoria, os meus parabéns e muito sucesso na condução dos trabalhos,” destacou.

    Sobre a ABBP

    Fundada em dezembro de 2014, a ABBP conta com 46 associados. Os membros que compõe a Diretoria Executiva e os Conselhos Fiscal e de Ética empossados para o biênio 2017-2019 são:

    Diretoria Executiva 

    • Sandro Gianelli – Presidente
    • Kleber Karpov – Vice-Presidente
    • Toni Duarte – Secretário-Geral
    • Rodrigo Mercúccio – Financeiro
    • Edgar Lisboa – Relações Públicas
    • Eldo Gomes – Relações Institucionais
    • Hudson Cunha – Comunicação e Marketing

    Conselho Fiscal

    • Marc Arnoldi – Conselheiro-Presidente
    • Hamilton Silva – Conselheiro
    • Ricardo Aguiar – Conselheiro
    • Sérgio Loros – Suplente
    • José Gurgel – Suplente
    • Idovan Araújo – Suplente

    Conselho Consultivo/Ética

    • Tenente Poliglota – Conselheiro-Presidente
    • Aderivaldo Cardoso – Conselheiro
    • Artur Benevides – Conselheiro

    Com informações de Portal ABBP

    Informa Tudo DF