Novas Alianças Formadas Por Distritais Na CLDF São Favoráveis A Rollemberg

    Deputados protocolaram duas listas com configurações favoráveis ao governo na composição das comissões permanentes da Câmara Legislativa do DF. Ao todo, 17 dos 24 parlamentares oficializaram acordos para a votação

    Ana Viriato – Especial para o Correio /

    Dezessete dos 24 deputados distritais oficializaram a participação em blocos parlamentares responsáveis pela indicação dos integrantes das comissões permanentes da Câmara Legislativa. O Palácio do Buriti emplacou um “blocão”, integrado por 13 distritais. Dessa forma, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) assegura que a linha de frente seja composta pela base aliada em três dos quatro colegiados considerados peças-chave para o Executivo e mina os planos dos oposicionistas. Estão em jogo outras seis comissões, além da Ouvidoria e da Corregedoria.
    Pela proporcionalidade, o acordo renderia aos distritais três cargos em cada comissão, número suficiente para eleger as lideranças de todos os colegiados. Os titulares desses postos, inclusive, foram definidos em uma sequência de negociações entre parlamentares e governador.
    O “blocão”, como é conhecido entre os parlamentares, é formado pelos deputados que, em dezembro do ano passado, apostaram na candidatura de Agaciel Maia (PR) à presidência da Mesa Diretora. Há apenas uma novidade: Sandra Faraj (SD). A deputada, à época, apoiou Joe Valle (PDT) em troca da 1ª secretaria-executiva da Câmara. Dessa vez, porém, optou por mudar de lado, com a garantia da vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ao lado dela estarão Israel Batista (PV) e Julio Cesar (PRB). A distrital também deve conquistar uma vaga na Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), onde acompanhará Telma Rufino (Pros) e Lira (PHS).
     A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui
    Fonte: Correio Braziliense