Liliane pode ser condenada a quatro anos de prisão.

    Em julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) na noite desta segunda-feira (12/12), cinco dos sete desembargadores votaram pela condenação da distrital Liliane Roriz (PTB) por compra de votos e falsidade ideológica na campanha de 2010. A pena, caso ela seja condenada, é de quatro anos de prisão em regime semiaberto e multa e R$ 52 mil.

    A distrital já havia sido condenada por irregularidades na campanha de 2010. Nesta segunda (12), em nova ação, desembargador pediu vista

    Embora já haja maioria formada, o desembargador Everardo Gueiros pediu vista. Dessa forma, até que o resultado seja proclamado, os demais juízes podem mudar o entendimento.

    Em março deste ano, Liliane foi condenada no TRE-DF pelos mesmos crimes e recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    No entanto, como surgiram novas testemunhas que confirmaram um segundo episódio de compra de votos, o Ministério Público Eleitoral abriu mais uma ação. Esse segundo processo teve o julgamento iniciado nesta segunda (12).Segundo o advogado de Liliane, Eri Varela, a defesa só se manifestará após o julgamento ser concluído.

    De acordo com as ações movidas pelo Ministério Público Eleitoral, Liliane ofereceu vantagens indevidas a eleitores na disputa por uma vaga na Câmara Legislativa e também não declarou, na prestação de contas da campanha, despesas com apoiadores que trabalharam para ela.

    Drácon
    Foi a segunda vez nesta segunda-feira (12) que Liliane se viu às voltas com o Judiciário. Pela manhã, ela obteve uma vitória, quando o Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) negou pedido de abertura de inquérito contra a deputada.

    A ação foi apresentada por Celina Leão (PPS), que acusava a colega de falso testemunho e de apagar informações relevantes no celular e nos computadores da Câmara Legislativa durante as investigações da Operação Drácon. Fonte: Metropoles