Nomeações no GDF: Planilha de Liliane mostra quem tem menos e quem tem mais cargos no Governo

    Planilha no celular de Liliane Roriz revela divisão de cargos dos distritais no Governo de Brasília

    A deputada distrital entregou o aparelho à força-tarefa da Operação Drácon, da qual ela foi colaboradora

     

    Uma planilha encontrada no telefone celular da deputada distrital Liliane Roriz (PTB) mostra como funcionava o loteamento de cargos na administração de Rodrigo Rollemberg (PSB) antes do início da Operação Drácon. A relação traz o nome de 16 deputados distritais, o local em que os indicados estavam lotados e quantidade de cargos de cada um.

    Num total, o governo de Rollemberg distribuía, segundo a planilha, 2.780 cargos para os parlamentares. Os deputados que constam com o maior número de indicações na época eram Raimundo Ribeiro (PPS) e Joe Valle (PDT), cada um com 650 indicações.

    Ribeiro teria mais influência na Secretaria de Justiça, na Fundação de Amparo ao Trabalhador e em Sobradinho. Já Valle, influenciava a Agricultura, a Ceasa, a Secretaria de Educação, Mulher, Trabalho e Transferência de Renda, além da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal e as administrações do Varjão e do Lago Norte.

    ReproduçãoReprodução
    Esses dados constam na planilha encontrada pelos investigadores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) entre as imagens do celular de Liliane. Ela entregou o aparelho às autoridades no início da operação, da qual ela foi colaboradora.A então presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Celina Leão (PPS), teria 180 cargos na administração do DF, número que deve ter se reduzido a zero devido aos conflitos que ela teve com o governador. O atual presidente da CLDF, Juarezão (PSB), por sua vez tinha 50 cargos na época. Hoje, no mesmo partido de Rollemberg, pode ser que esses espaços tenham aumentado.

    O GDF não se posicionou até a publicação desta matéria. Por meio de nota, a distrital Telma Rufino (sem partido) disse que o número de 70 indicações “não condiz com a realidade” e que tem 55 pessoas nomeadas por ela na administração de Águas Claras.

    Juarezão explicou, também por nota, que “é comum que parlamentares tenham participação na administração pública”, quando integram a base do governo, mas disse que “o registro quantitativo desses quadros, no entanto, parece um tanto arbitrário”. A deputada Sandra Faraj alegou desconhecer a planilha.

    Liliane Roriz reconheceu que chegou a ter 60 cargos no Recanto das Emas, mas todos foram exonerados. O Metrópoles ainda não conseguiu contato com os demais distritais.

    Operação
    A primeira fase da Operação Drácon foi realizada no dia 23 de agosto, quando investigadores do MPDFT e da Polícia Civil fizeram buscas na CLDF. Pouco tempo depois, os investigadores recolheram os aparelhos celulares de Liliane e de outros parlamentares, como Celina Leão (PPS), Bispo Renato (PR), Julio Cesar (PRB), Raimundo Ribeiro (PPS) e Cristiano Araújo (PSD).

    Eles foram investigados por conta de uma emenda que direcionou R$ 30 milhões de sobras da CLDF para o pagamento de empresas de UTI que atuavam em Brasília. Os parlamentares teriam recebido propina pela operação.

    Na última segunda-feira (21/11), o MPDFT denunciou os deputados envolvidos no caso por corrupção passiva. Já na terça-feira (22), o desembargador José Divino retirou o sigilo dos autos. (Metrópoles)