Pesquisas eleitorais disciplinadas: Ronaldo Fonseca defende que reforma política atenda aos anseios da sociedade

    22

     

    O líder do Pros na Câmara, deputado Ronaldo Fonseca do Distrito Federal, disse que precisamos de uma reforma política que atenda aos anseios da sociedade.

     

    RONALDO FONSECA DEFENDE QUE REFORMA POLÍTICA DISCIPLINE PESQUISAS ELEITORAIS

    Nos Estados Unidos as pesquisas apontaram que o Trump estava perdendo, e os eleitores reagiram indo às urnas para darem a vitória ao seu candidato. No Brasil quando as pesquisas apontam um candidato na frente, o eleitor é capaz de mudar de candidato para não perder o voto.

    pesquisa-eleitoral-1900x900_c

     

    O deputado federal Ronaldo Fonseca elogiou a decisão da Comissão Especial da Reforma Política de fazer debate entre os membros da comissão. Fonseca lembrou que ouvir os parlamentares é fundamental porque eles vivem o dia-a-dia da política e são os principais interessados pelo tema.

    Dentre os temas debatidos, o deputado destacou a desincompatibilização do executivo e a pesquisa eleitoral. O parlamentar lembrou que a desincompatibilização do executivo deve esperar a definição sobre a reeleição. Só tem sentido discutir desincompatibilização do executivo se houver reeleição.

    Nesse caso, teremos que discutir também a desincompatibilização dos deputados candidatos à reeleição. Na campanha, os candidatos que não são deputados ficam em desvantagem porque não possuem a estrutura do gabinete a seu favor. Disse.

    Sobre as pesquisas eleitorais, Fonseca lembrou que as pesquisas eleitorais no Brasil, não poucas vezes, atendem a interesses de partidos políticos e candidatos que querem publicar pesquisas favoráveis.

    O deputado falou sobre o comportamento do eleitor brasileiro em relação aos resultados de pesquisas eleitorais. Nos Estados Unidos as pesquisas apontaram que o Trump estava perdendo, e os eleitores reagiram indo às urnas para darem a vitória ao seu candidato. No Brasil quando as pesquisas apontam um candidato na frente, o eleitor é capaz de mudar de candidato para não perder o voto. Lembrou.

    22

    O parlamentar é contrário à que um candidato peça uma pesquisa eleitoral, mas defende que as pesquisas eleitorais precisam ser disciplinadas no Brasil. Se queremos um sistema político eleitoral sério temos que disciplinar as pesquisas eleitorais. Disse.

    Para o deputado, falta lisura na elaboração dos questionários das pesquisas eleitorais, porque são elaborados ao gosto de quem contrata o instituto de pesquisa. Assim, as pesquisas são direcionadas para produzir resultado favorável a determinado candidato.

    Fonseca sugeriu que as pesquisas sejam usadas apenas para orientar os partidos e candidatos durante as campanhas. Não podemos desprezar pesquisa eleitoral, mas temos que usar para consumo interno do interesse dos partidos e dos candidatos. Afirmou. Do ronaldofonseca.com.br.

    Informa Tudo DF