Na Hora com mais agilidade nos atendimentos

    Tempo médio para ser atendido no Na Hora cai de 16 para 12 minutos

    Serviços ofertados nas seis unidades do DF têm mais de 90% de satisfação do público

    SAULO ARAÚJO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

    Maria da França Alves da Silva nunca soube o que fazer para retirar a escritura da casa onde mora com a família, no Recanto das Emas. Na tarde de quinta-feira (3), ela recebeu todas as orientações em pouco mais de 10 minutos. A diarista de 53 anos recorreu ao posto do Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto e saiu satisfeita com o atendimento. “Pensei que teria de passar por vários lugares, mas me deram a relação de tudo o que preciso. Foi rápido e eficiente”, elogiou.

    O índice de satisfação de quem vai a alguma das seis unidades espalhadas pelo Distrito Federal supera os 90%.
    O índice de satisfação de quem vai a alguma das seis unidades espalhadas pelo Distrito Federal supera os 90%. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

    A maioria das cerca de 8 mil pessoas que procuraram os serviços do Na Hora nos 10 primeiros meses de 2016 concorda com Maria da França. De acordo com a Diretoria de Qualidade do Na Hora, o índice de satisfação de quem vai a alguma das seis unidades espalhadas pelo Distrito Federal supera os 90%. Um dos fatores que explicam o contentamento do público é a redução do tempo médio de espera.

    Em 2014, uma pessoa demorava em média 16 minutos para ser atendida. Em 2016, esse tempo caiu para 12 minutos. A expectativa é encerrar o ano não permitindo que um cidadão espere mais do que 10 minutos em média para ser chamado.

    A estudante Ana Carolina Dias Guerra, de 20 anos, conseguiu rapidamente resolver um problema relacionado a um processo que corre no Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF). “Além de rápido, conseguimos resolver praticamente tudo em um só lugar. É um serviço que realmente funciona para quem não tem muito tempo livre.”

    12 minutosTempo médio de espera para um cidadão ser atendido no Na Hora

    O diretor de Qualidade do Na Hora, Eduardo Calheiros, destaca que a principal mudança ocorreu na postura dos servidores, que estão chamando as senhas com mais rapidez. “O comprometimento dos trabalhadores do Na Hora no atendimento ao cidadão é o fator mais relevante para essa redução significativa”, disse.

    Ele ainda citou a resolução de alguns problemas de informática, o que reduziu o tempo entre um atendimento e outro. Calheiros ressaltou que a média na espera só não foi menor em função da grande demanda pelo certificado de registro e licenciamento de veículos (CRLV) em setembro e outubro. “Muitas pessoas deixaram para retirar o licenciamento obrigatório nos últimos dias, e isso fez com que elas passassem um tempo maior esperando.”

    Como nos últimos anos, a demanda por emissão por carteira de identidade e passaporte deve aumentar substancialmente em dezembro e janeiro.

    Emissão de carteira de identidade é a campeã de pedidos

    Os postos do Na Hora oferecem centenas de serviços, mas a maioria das pessoas busca a retirada ou emissão da segunda via da carteira de identidade. Em seguida aparecem os serviços relacionados ao Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), como solicitações do seguro obrigatório e informações sobre multas. Na sequência estão os ligados à Secretaria de Fazenda, a exemplo de nada-consta.

    O Na Hora funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. As seis unidades ficam na Rodoviária do Plano Piloto, em Ceilândia, no Gama, no Riacho Fundo, em Sobradinho e em Taguatinga Sul. A lista com todos os endereços pode ser obtida no site www.nahora.df.gov.br.