Incompetência no DFTrans + Empresas de ônibus = problemas no passe livre

    Os estudantes que usam o Passe Livre voltaram a ter problemas com a liberação de créditos e decidiram ocupar mais uma vez o posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) na rodoviária do Plano Piloto, na tarde desta segunda-feira (6/6).

    Ônibus que tentavam deixar a plataforma inferior também foram impedidos. Integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) também estão no ato e apoiam a causa dos alunos.

    Em nota, o DFTrans informou que “foram identificados, nesta segunda-feira (6), problemas nos validadores de alguns ônibus que não atualizaram a lista de dados dos cartões do Passe Livre Estudantil. As empresas já foram notificadas, e essa atualização vai ocorrer de hoje (6) para amanhã (7)”.

    De acordo com o órgão, a partir de terça-feira (7), os estudantes que tiveram o cadastro aprovado no site não terão problema para passar nas catracas (seja utilizando cartões novos ou antigos). Quem ainda tem pendências pode acessar o site do passe livre e, por meio do espaço “acompanhe seu cadastro”, resolvê-las.

    Já os estudantes que tiveram o cadastro aprovado e necessitam trocar de cartão devem ficar atentos para ver se já receberam e-mail de agendamento. Também é possível fazer a consulta pelo site do passe livre, por meio da aba “consulte seu agendamento”.

    Problemas recorrentes

    Em maio, os usuários do Passe Livre ficaram acampados durante uma semana no local. Eles reivindicavam melhorias no sistema, o fim dos limites mensais de viagens e a extensão de prazos de recadastramento.

    Após reuniões entre os jovens e representantes do governo, os alunos colocaram em pauta as exigências do grupo. Na ocasião, o procurador Edvaldo Costa Barreto Junior chegou a afirmar que “o DFTrans comprometeu-se a antecipar o cronograma previsto e atender a alguns pedidos, como a reabertura do recadastramento, desde que os estudantes desocupem o posto da Rodoviária”. Fonte: Metropoles.

    Informa Tudo DF