MP recomenda que governo do DF instale tomógrafo em até 90 dias

    Equipamento custou R$ 3 milhões; Base não tem estrutura para instalação.

    22

    O Ministério Público do Distrito Federal emitiu recomendação para que o governo instale, em até 90 dias, um aparelho de tomografia no Hospital de Base. O aparelho foi comprado em 2013 por R$ 3 milhões, mas nunca foi colocado em funcionamento por falta de estrutura. O documento estabelece um prazo de 90 dias. …
    O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde para saber os motivos da demora na instalação do tomógrafo e as atitudes a serem tomadas, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.

    Segundo o MP, até o fim de abril as obras de adequação da infraestrutura para receber o tomógrafo ainda não tinham começado. Em janeiro, 6 das 12 máquinas de tomografia estavam quebradas e dívidas de 2014 ainda estavam pendentes.A recomendação foi expedida nominalmente ao governador Rodrigo Rollemberg, por ser o responsável pelos gestores da saúde.
    “Passados mais de 1 ano e 4 meses desde o início de vosso mandato, verifica-se que o problema ainda se encontra pendente de solução, com pouca ou nenhuma evolução”, diz o texto assinado pela promotora de Defesa da Saúde Marisa Isar.
    O exame de tomografia serve para identificar lesões menores ou anomalias que não podem ser vistas em uma radiografia comum. Ele é mais barato e mais rápido que uma ressonância magnética e ajuda a identificar fraturas, derrames, tumores e problemas em “tecidos moles”.
    Sem licença
    O documento do MP também aponta que o Núcleo de Medicina Nuclear do Hospital de Base não tem licença de funcionamento desde 2013.
    O documento precisa ser obtido junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que avalia se a estrutura física e os equipamentos radioativos são seguros.Em 2015, segundo o Ministério Público, uma vistoria do CNEN no Base identificou uma série de pendências, além da documentação vencida, e determinou que todo o núcleo tivesse as atividades suspensas. A readequação do projeto arquitetônico foi aprovada pela Vigilância Sanitária em novembro, mas ainda não começou a sair do papel. Fonte: G1 DF.
    Informa Tudo DF