No Salão Branco do Palácio do Buriti, Rodrigo Rollemberg participa de café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    Governo de Brasília adere ao Eles por Elas

    Movimento da ONU alerta sobre a responsabilidade dos homens no combate à discriminação contra as mulheres. Adesão ocorreu durante café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    Esposa do governador e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, governador Rodrigo Rollemberg e a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman  Esposa do governador e colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, governador Rodrigo Rollemberg e a representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman

    O governo de Brasília aderiu, na manhã desta terça-feira (8), ao movimento Eles por Elas, da ONU Mulheres — Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. A campanha visa promover a reflexão sobre a responsabilidade dos homens pela eliminação de formas discriminatórias e de atos de violência contra as mulheres.

    “A luta por um mundo mais justo, mais generoso, mais igual não é uma luta apenas das mulheres. É também dos homens, dos democratas, das pessoas que têm compromisso com um futuro melhor para todos”, discursou o governador Rodrigo Rollemberg, acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg.

    Ele assinou o termo de adesão durante café da manhã promovido para gestoras do Executivo local, no Salão Branco do Palácio do Buriti, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março. Rollemberg agradeceu às colaboradoras do governo pelo trabalho desenvolvido e ressaltou alguns avanços, como a inauguração de creches e da Casa da Mulher Brasileira, além da realização da Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres, em 2015. Também elencou como um grande desafio a universalização da educação infantil para as crianças de 4 e 5 anos.

    A representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, entregou ao governador e à esposa dele um bóton que representa o movimento de Solidariedade da ONU Mulheres pela Igualdade de Gênero. “Ao lado de empresas e universidades, os governos são agentes importantes para mobilizar os homens na defesa dos direitos das mulheres, assumindo a liderança ativa na garantia da igualdade de condições”, disse Nadine.

    Márcia Rollemberg convidou todos a participarem da divulgação da campanha Eles por Elas e destacou o estudo divulgado nessa segunda-feira (7) pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), segundo o qual o número de mulheres chefes de domicílio no DF, entre aquelas com mais de 60 anos, passou de 19% em 1970 para 52% em 2010. “Isso mostra a responsabilidade da mulher e o protagonismo que ela tem, e toda política deve estar circundada por essa nova condição.”

    Campanha de doação
    Durante o evento, Márcia também colaborou com a campanha Com que Bolsa Eu Vou. Por meio da ação, o governo de Brasília está arrecadando bolsas com itens de higiene pessoal e de beleza para mulheres em situação de rua. Quem quiser ajudar pode doar até 30 de abril nos centros especializados de atendimento à mulher da estação de metrô da 102 Sul e de Ceilândia, na QNM 2, e na Casa da Mulher Brasileira, na 601 Norte.

    Além de colaboradores do governo, participaram do evento a filha e a mãe do governador de Brasília, Gabriela Rollemberg e Teresa Rollemberg; o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Joe Valle, e o grupo feminino da Banda de Música do Corpo de Bombeiros. Fonte: Agencia Brasilia.

    Informa Tudo DF