InícioBrasília-DF: Nota da Bancada Federal do DF ao Governador Rodrigo Rollemberg
Array

Brasília-DF: Nota da Bancada Federal do DF ao Governador Rodrigo Rollemberg

Parlamentares do DF cobram apuração de violência contra professores

Parlamentares do DF, sociedade civil e movimento sindical. Força-tarefa para negociar com GDF…

Assinaram a nota cobrando do governador Rollemberg: Os senadores Cristovam Buarque e Reguffe, os dois do PDT, e Hélio José, do PSD. E mais os deputados federais Augusto Carvalho (SD), Erika Kokay (PT), Rogério Rosso (PSD) e Ronaldo Fonseca (Pros)

Senadores e deputados eleitos pelo Distrito Federal se reuniram na tarde desta quinta-feira (29) para tratar da greve dos professores, deflagrada em 15 de outubro, especialmente da lamentável ação da Polícia Militar, que espancou e prendeu educadores que realizavam manifestação ontem. Além de representantes do sindicato da categoria (Sinpro-DF), participaram ainda o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargos, e integrantes da Confederação Nacional da Educação (CNTE), Comissão Justiça e Paz (da Igreja Católica) e do DF em Movimento.

A reunião tratou da reedição da Comissão de Alto Nível, formada por essas entidades em 2012 para intermediar o fim da greve dos professores que, à época, já durava 52 dias. Naquele ano, o então senador e hoje governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, integrava a Bancada Federal do DF e foi interlocutor da comissão e dos parlamentares do DF com o GDF. Um dos resultados obtidos pela força-tarefa, essencial para o fim daquela greve, foi a elaboração do plano de carreira vigente, o qual o governo Rollemberg não está cumprindo.

Encaminhamentos – Os parlamentares foram unânimes em reconhecer que os professores têm direito a receber a parcela devida de seu reajuste – que já foi reconhecido como legal pela Justiça – e que o GDF deve abrir um canal de negociação com a categoria. Após ouvir o relato dos professores e o compromisso das entidades convidadas a participar de todas as negociações voltadas ao atendimento das reivindicações da categoria e fim da greve, senadores e deputados decidiram encaminhar ao GDF ofícios e uma nota pública. Nos documentos cobram a apuração do episódio de ontem e retratação governador e das forças de Segurança. Também solicitam reunião urgente com Rollemberg para tratar das negociações com as categorias em greve no Distrito Federal. A bancada também deve realizar audiência pública conjunta sobre a ação policial contra os professores.

 

 

Nota da Bancada Federal do DF ao Governador Rodrigo Rollemberg

A bancada federal do DF reunida nesta tarde, na Câmara dos Deputados, com a presença dos que subscrevem, com representantes dos servidores, especificamente dos professores, assim como da UnB e da Comissão de Justiça e Paz, vem à presença de Vossa Excelência solicitar uma manifestação clara de retratação de seu governo, com pedido de desculpas à sociedade brasiliense pelos lamentáveis fatos ocorridos ontem, durante os quais professores nossos foram espancados e presos. Queremos ouvir do governador do DF a afirmação de que os responsáveis por aqueles atos serão identificados e que nenhuma violência se repetirá daqui para frente.

Aproveitamos para nos colocar à disposição da população do DF, do governo e dos servidores, naquilo que for necessário, para facilitar o diálogo e encontrar soluções para o impasse que hoje paralisa os serviços públicos do Distrito Federal. E desde já solicitamos que nos receba em uma audiência o mais rápido possível. Extraído do Blog do sombra.

Informa tudo DF

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments