CLDF: servidores têm salário maior do que ministro do STF

    Crédito: Kleber Sales/CB/D.A Press.

    Na Câmara Legislativa, 132 servidores têm salário maior do que ministro do STF

    Os salários na Câmara Legislativa são tão altos que é preciso aplicar o desconto de abate-teto para que as remunerações de alguns servidores não extrapolem o limite constitucional. Na última folha de pagamento divulgada pela Casa, 132 funcionários tiveram os vencimentos reduzidos para adequá-los ao teto brasileiro – que é o salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal. Os magistrados do STF ganham R$ 33,7 mil.

    Entre os 132 funcionários de contracheque polpudo, o caso mais extremo foi o de um consultor legislativo que, em julho, teve um desconto de abate-teto no valor de R$ 13 mil. Ou seja, foi preciso abater esse valor para que o vencimento do servidor se igualasse ao de um ministro do Supremo. Nesse caso, não havia vantagens eventuais, como pagamento de um terço constitucional de férias: eram só os vencimentos somados a vantagens pessoais.

    Como a Câmara ainda não faz a divulgação nominal dos salários, não é possível saber os nomes desses marajás do serviço público…. A Mesa Diretora aprovou esta semana a publicação dos vencimentos acompanhados dos nomes, mas ainda não há data para a abertura dos dados.