Governador Rodrigo Rollemberg participa de discussão sobre projeto dos trens que liga Brasília e Luziânia

    Melhorias para transporte no Entorno são debatidas

    Governador Rodrigo Rollemberg participa de discussão sobre projeto para transporte de passageiros em ferrovia que liga Brasília e Luziânia

    O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e o governador de Goiás, Marconi PerilloO governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e o governador de Goiás, Marconi Perillo

    Uma ambiciosa proposta na área de mobilidade promete melhorar a vida de quem se desloca diariamente entre o Entorno Sul e Brasília. Em 17 de setembro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai lançar chamamento público para que empresas privadas apresentem interesse na execução do projeto que pretende ampliar a destinação dos 76 quilômetros da linha férrea entre Brasília e Luziânia para o transporte de passageiros. Os vagões que trafegam entre as duas cidades só levam cargas.

    O plano avançou graças ao envolvimento dos governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo. Na tarde desta segunda-feira (17), eles se reuniram no Ministério dos Transportes com o ministro Antônio Carlos Rodrigues e debateram assuntos de interesse da população do Entorno. Além da utilização da ferrovia para conduzir pessoas, foram discutidas ações que possibilitem estender o Expresso Sul até Luziânia. Os ônibus articulados vão até Santa Maria, no DF.

    Outro assunto relevante debatido foi a expectativa de a ANTT lançar, até 30 de outubro, o procedimento de manifestação de interesse para iniciar as propostas de construção do trem de média velocidade que ligará Brasília e Goiânia. “Hoje é um dia histórico para as duas capitais, pois são projetos que atenderão a uma das regiões de maior dinamismo no País”, disse Rollemberg.

    Qualidade de vida
    O governador de Brasília destacou que os projetos relacionados à adaptação da linha férrea e da expansão do Expresso Sul vão melhorar a qualidade de vida daqueles que residem em Águas Lindas, na Cidade Ocidental, em Luziânia, no Novo Gama, em Santo Antônio do Descoberto e em Valparaíso. “Os números mostram que 15% dos trabalhadores do DF residem no Entorno, e é justamente essa parcela significativa que será atendida por essas mudanças”, afirmou.

    Marconi Perillo ressaltou a parceria entre as unidades da Federação para driblar a falta de recursos financeiros e tocar iniciativas importantes. “Essa relação excelente entre os governos de Goiás e de Brasília tem contribuído para darmos sequência à resolução de problemas como esses que afetam a população do Entorno”, pontuou o governador de Goiás.

    O encontro contou também com a participação da deputada distrital Liliane Roriz (PRTB) e do deputado federal Laerte Bessa (PR-DF).

    Da Agência Brasília