FGTS e Redução da Maioridade Penal estão na pauta da Câmara desta semana

    66

    As votações dos projetos que modificam as regras de correção dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a Proposta de Emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, estão de volta à pauta da Câmara dos Deputados nesta semana.

    Há resistência à aprovação do projeto do FGTS por parte do governo e de vários setores, porque isso poderá aumentar a taxa de financiamento de imóveis nos programas habitacionais de baixa renda.

    O plenário da Câmara ainda deverá votar o segundo turno da PEC que reduz a maioridade penal. O tema é polêmico e deverá levar à Casa muitos manifestantes contrários à medida para pressionar os deputados a rejeitar a PEC. Se for aprovada, a proposta será encaminhada à discussão e votação no Senado.

    Mesmo tendo votado a favor, o deputado federal Ronaldo Fonseca (PROS-DF) não vê motivos para comemoração.

    Em sua fala o deputado comentou a aprovação da redução da maioridade penal pela Câmara dos Deputados. Mesmo tendo votado a favor, Fonseca não vê motivos para comemoração. Votei a favor, mas não tive ousadia para comemorar, afirmou.

    O deputado federal Ronaldo Fonseca, membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – CCJC, votou a favor do Projeto de Lei que propõe que as escolas públicas tenham assistentes sociais e psicólogos. Para o deputado, a presença desses profissionais é uma assistência técnica aos orientadores pedagógicos, que, na prática, já vêm fazendo esse trabalho.

    Ronaldo Fonseca justifica seu voto a favor da redução da maioridade penal, afirmando que, para ele, a omissão seria muito mais prejudicial do que a redução da maioridade, nesse momento, mas se baseia em sua experiência pastoral para explicar o porquê de não comemorar a vitória em plenário.  O deputado, que também é pastor, lembra que o menor também é vítima da omissão da sociedade.

    Quando um menor está num semáforo, por exemplo, pedindo um dinheirinho ali, e a gente fecha o vidro rapidinho pra não nos incomodar, nós estamos virando as costas à alguém que é candidato, no nosso caso em Brasília, à Papuda, porque ele vai numa medida sócio educativa, sai de lá depois que completar 18 anos e vai cometer um crime e ser cliente das penitenciárias. Concluiu.

    Para a aprovação da proposta são necessários os votos favoráveis de, no mínimo, 308 deputados. A proposta permite o julgamento de infratores entre 16 e 18 anos por crimes hediondos, tais como estupro e latrocínio, homicídio doloso ou lesão corporal seguida de morte.

     

    Informa Tudo DF