Gondim, novo Secretário de Saúde, é investigado pela Polícia Civil do Maranhão

    fotos3

    Antes mesmo de ser anunciado para a Secretaria de Saúde o nome de Fábio Gondim é recebido com críticas e desconfiança.  

    O nome de Fábio Gondim é recebido com resistência e reticencia por profissionais, gestores e especialistas de saúde do DF. Isso porque basta algumas pesquisas na internet para se perceber que além da estreita relação de Gondim com a ex-governadora de Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) e o pai, senador Jose Sarney (PMDB), que  o futuro secretário de Saúde do DF, também está sob investigação da Polícia Civil, acusado por, supostamente, fraudar o Portal da Transparência.

    Matéria publicada pelo Jornal Pequeno (12/Jul), apontam a ex-governadora de Maranhão, Roseana Sarney e os ex-secretários Fábio Gondim e Bernardo Bringel como suspeitos em investigação por atos de improbidade e outros crimes por omitirem gastos públicos no Portal da Transparência. De acordo com o Jornal, “A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) concluiu nesta semana a apuração sobre o filtro indevido utilizado na gestão passada para ocultar os gastos. A investigação da STC constatou o envolvimento de Roseana e dos dois ex-secretários de Planejamento, além de uma servidora estadual.”.

    Ainda de acordo com a matéria: “Somente na modalidade Fundo a Fundo de aplicação de recursos foram transferidos R$ 217 milhões em 2014, inclusive durante o período eleitoral, sem que a população tomasse conhecimento dos valores transferidos. Em 2013, os gastos secretos na gestão da ex-governadora Roseana Sarney alcançaram o valor de R$ 7.414.243.150,72.”.

    E não pára por aí. De acordo com a matéria: “Além disso, foi encontrado no programa de geração de dados para o Portal da Transparência filtro para impedir a publicação de ordens bancárias específicas, que apresenta indícios de ter sido utilizado ao longo dos anos para excluir do Portal gastos suspeitos.

    Confrontando a execução orçamentária de 2013 com os gastos disponibilizados no Portal, constatou-se que apenas 40,77% dos gastos públicos estaduais foram disponibilizados no Portal. Ou seja, 59,23% das despesas eram compostas de gastos secretos.”

    Fim do corporativismo x falta de conhecimento da rede

    Um cientista político, que prefere não ser identificado conversou com o Blog Política Distrital sobre a escolha de Gondim para assumir a pasta da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). “Um dos motivos da escolha do nome de Gondim deve ir de encontro ao fim do corporativismo entre os médicos, dentro da Secretaria de Saúde. Outro motivo é o conhecimento voltado para a gestão. Mas Rollemberg comete novamente o erro de nomear uma pessoa um pessoa que não tem a menor noção de como funciona o sistema público de saúde do DF. Mas o que se pode observar também é que Gondim é do PT, afiliado dos donos do PMDB, a família Sarney, e isso pode ser um indício de aproximação de Rollemberg com a base de apoio do governo. Afinal o GDF precisa de suporte de recursos do Governo Federal. Mas é um nome que deve enfrentar muita resistência.”, afirmou.

    Ainda de acordo com o especialista: “Um grande problema enfrentado pelo atual governo está diretamente ligado a falta de transparência que o governador tenta resolver, por causa da história do déficit e das cobranças que vem do Legislativo. Então me parece um grande contrassenso nomear alguém com esse tipo de problema, justamente na pasta que mais movimenta recursos do GDF.”, concluiu.

    Mais um petista?
    Quem não deve gostar nada da nomeação é a presidente da Câmara Legislativa do DF, a deputada distrital, Celina Leão. Isso porque nos últimos meses um dos motivos que criou um grande impasse entre o Executivo e o Legislativo é a quantidade de nomeações de petistas em cargos do GDF. Gondim foi candidato a deputado federal, não foi eleito mas ficou na suplência pelo PT no estado de Maranhão.

    Em relação a campanha, Gondim enfrenta críticas. Uma delas pode ser visto no blog do Neto Ferreira: “O salário que acumulou como secretário, não daria hoje para manter uma candidatura milionária. Isto é uma prova de que a amiga Rosesna (SIC) estaria investindo pesadamente na sua candidatura.”.

    Fonte: Politica Distrital, Kleber Karpov