Secretário de Saúde, João Batista de Sousa, pede exoneração do cargo

    O novo escolhido será anunciado na tarde desta quinta-feira (23/7)

    Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

    O secretário de saúde do DF, João Batista de Sousa, pediu exoneração do cargo nesta quarta-feira (22/7). A informação foi confirmada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que ainda não anunciou o nome do novo ocupante da vaga. Em nota, o Executivo informou que fará o anúncio do novo escolhido na tarde desta quinta-feira (23/7).

    Antes mesmo do início da gestão de Rollemberg, a área de saúde no DF estava mergulhada em uma crise, refletida em equipamentos quebrados e sem manutenção; falta de medicamentos, de recursos humanos; ausência de leitos de UTI, entre outros. Os problemas foram o foco de uma série de reportagens do Correio em maio, mesmo mês que veio à tona a endemia de superbactéria nos hospitais.

    No começo de junho, a Secretaria de Saúde do DF admitiu que toda a rede pública e algumas unidades privadas tinham a Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC). À época, seriam ao menos 200 pessoas colonizadas e 100 infectadas.

    Dominó
    Sousa é o terceiro nome indicado por Rollemberg a deixar o primeiro escalão. No mês passado, o então chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, deixou o posto após pressão política dos partidos aliados. Nesta segunda-feira (20/7), o secretário de Gestão Administrativa, Antônio Paulo Vogel, também pediu demissão do cargo para assumir um posto no governo federal.

    Fonte: correio Brasiliense