A polêmica das contas públicas do DF ainda não terminou

    Até agora, os relatórios divulgados pelo Tribunal são preliminares.

    Brasília-DF: TC ainda espera dados de contas públicas do DF durante a transição

    Presidente do Tribunal avisa que até agora não há relatório definitivo sobre a situação do tesouro na mudança do governo.

    Não terminou a polêmica das contas públicas do Distrito Federal durante a transição. O governador Rodrigo Rollemberg anunciou que relatórios do Tribunal de Contas ratificariam a posição do o Buriti. No entanto, o presidente do TCDF, Renato Rainha, … afirmou ontem que a instituição não tomou posição oficial sobre o imbróglio financeiro, seja a favor ou contra a versão governista.

    “Até agora, o Tribunal não emitiu nenhum juízo de valor”, resumiu Rainha. Segundo o presidente, os relatórios divulgados até o momento são preliminares.

    Examinar vinculação

    Nesse sentido, a instituição começou a recolher informações junto ao GDF para consolidar uma posição. Nas palavras de Rainha um ponto crucial será saber se o dinheiro depositado em diferentes contas era vinculado para determinadas finalidades ou não.

    “Por exemplo, o Fundo Previdenciário só pode pagar aposentadoria e pensão. Se houvesse dinheiro neste fundo, mesmo assim não poderia ser utilizado para pagar aumento de servidor, nem para pagar fornecedor do GDF”, explicou.

    Rainha prometeu que o Tribunal se posicionará claramente sobre a questão. “A partir do momento em que o Governo se manifestar, o Tribunal vai tomar a decisão definitiva. E aí dirá exatamente quanto tinha na conta”, assegurou.

    Sustentando a versão de que recebeu a máquina pública com o caixa quebrado, o Palácio do Buriti centralizou a questão na Secretaria de Fazenda. A pasta informou que, até ontem, o governo só recebeu a solicitação de informações para um relatório, especificamente, sobre as contas durante a gestão de Agnelo Queiroz. Em relação, ao segundo relatório, que seria o centro da divergência, ainda não havia chegado um pedido oficial do Tribunal. com informações do Jornal de Brasilia.

     

    Informa Tudo DF