No DF: Líder do governo na Câmara Legislativa recebe direção da Defensoria Pública

    CLDF e Defensoria discutem reestruturação do órgão

    Na tarde desta sexta-feira (08/05), o defensor público geral, Ricardo Batista, esteve no gabinete do líder do governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Júlio César Ribeiro (PRB),para estabelecer metas que podem reestruturar a Defensoria Pública do DF. Ao lado dos subdefensores públicos-gerais, Fábio Vasques e Fernando Ribeiro, e da comissão de aprovados no concurso para defensor público em 2014, Batista mostrou os relatórios dos orçamentos da Defensoria nos últimos anos e fez uma perspectiva para a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015 e 2016…

     

    O defensor público-geral lembrou que nos últimos anos o número de defensores públicos foi diminuindo – seja por aposentadoria, seja por migração para outros órgãos. Em 2011, eram 214 e hoje somam 192 e essa diminuição vai de encontro ao número de demandas do judiciário, que vem crescendo exponencialmente.

     

    “Da mesma forma que vemos outros órgãos evoluindo, queremos ver a Defensoria Pública evoluir também. Se descontarmos a inflação, hoje nosso orçamento é praticamente o mesmo de quatro anos atrás. Em contrapartida, o Tribunal de Justiça do DF vem aumentando as varas e, consequentemente, as demandas, a população exige mais dos nossos serviços, o entorno cresce e vem buscar ajuda no DF”, explicou.

     

    Júlio César Ribeiro se mostrou solícito à causa da Defensoria Pública. “A gente vê, na prática, que a população realmente necessita da Defensoria Pública e muitas vezes o órgão não tem recursos para atender às demandas. Essa parceria com a CLDF é de extrema importância para a sociedade”, concluiu o deputado.

    Fonte: Defensoria Pública do Distrito Federal