InícioAniversário: Sobradinho faz 54 anos
Array

Aniversário: Sobradinho faz 54 anos

Encravada numa região de serra, cidade é alvo de declarações de amor pelos seus moradores

Única cidade do Distrito Federal encravada numa serra, composta por chácaras, fazendas e com opções para quem gosta de ecoturismo. É com todas essas qualidades que a cidade de Sobradinho, a 22 quilômetros ao norte do Plano Piloto, completa hoje seus 54 anos.
O  nome surgiu graças a uma casa de um João de Barro, construída sob o braço de um cruzeiro. A engenhosidade animal se destacou porém graças a um segundo andar construído pelo pássaro. O fato incomum se tornou ponto de referência para viajantes que começaram a chamar a região de Sobradinho do Cruzeiro.
Com uma paisagem diferenciada pela localização serrana, Sobradinho conta hoje com uma população estimada de 85.491 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da população fixa, a região recebe pessoas de diversas procedências, todos os dias.
Entre todos os moradores ouvidos pela reportagem do JBr, nenhum conhece tão bem a região como Alair Gilson Pereira de Moraes. De seus 74 anos de idade, o aposentando vive há 35 na cidade, período no qual observou sua evolução de perto.
“Tem melhorado aos poucos. Acreditamos que estamo meio afastados dos olhos das autoridades. Somos meio esquecidos. Mesmo assim, tem melhorado, é uma cidade muito boa” aprovou Alair.
Para chegar à região central,   Alair enfrenta um dos problemas crônicos de toda cidade em crescimento, também presente ali: o trânsito e a falta de alternativas de estacionamentos.
“Hoje em dia está muito difícil andar de carro aqui, não tem onde estacionar. Tem que dobrar e guardar no bolso, se não, não dá pra parar”, disse, com bom humor.
Pontos positivos e negativos
Inês Alves, doméstica de 30 anos,   não mora em Sobradinho, mas vai a cidade a trabalho. Ela afirma gostar muito da região administrativa. “Uma cidade muito tranquila, bem pacata, com seus pontos positivos e negativos, mas toda a cidade tem”, ressalvou.
A doméstica compartilha de um ponto negativo em comum com a assistente de negócios  Cristiane Monteiro, de 39 anos, nascida e criada em Sobradinho. Ambas destacaram a falta de opções de lazer à população de baixa renda.
“Não há muitas opções de lazer no fim de semana, e as que existem são os olhos da cara”, explicou Cristiane. Apesar de estar um pouco  afastada da região, a enfermeira, de 46 anos, Loyde Eunice Carvalho, viveu mais de 20 anos na cidade, onde criou a filha, Loyanna Carvalho, de 21 anos. O pai de Loyde participou da construção de Brasília.
Opções
Em contraste às críticas de alguns moradores, a Administração Regional de Sobradinho aponta eventos gratuitos, como o Parque dos Jequitibas, na Quadra 10, onde é sempre possível fazer caminhadas, andar de skate e pedalar. Outra é o “Samba na Praça”, realizado quinzenalmente aos domingos, na praça Teodoro Freire.
Confira a programação:

Data
Evento
Horário
Local
13/05

Hasteamento da Bandeira
8h
Administração Regional de Sobradinho
 
 
13/05
Sessão Solene da Câmara Legislativa
 
10h
Teatro de Sobradinho
14 a 17/05
3° Feira do Livro
 

8h às 22h
Sobradinho Shopping
 
17/05
Desfile Cívico Militar
 
8h
RUA 01 (entre as Quadras 07/08)
 
17 e 18/05
13° aniversário da Canção Nova
 
8h às 22h
Ginásio de Esportes
18/05
 
1° Corrida da Serra
8h
Largada no Parque Jequitibás
18/05
Samba na Praça especial
 
16h
Praça Teodoro Freire
20/05
Mostra Coletiva de Artes Plásticas
 
20h
Galeria de Artes Vincent Van Gogh
24/05
 
Carnaval de Rua
14h às 22h
Praça Teodoro Freire
25/05
4º Encontro de Carros Antigos
 
13h
Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
 
01/06
GP de Ciclismo
8h às 14h
Largada quadra 08/06
 
06 a 08/06
 
30ª Exposição Agropecuária de Sobradinho + Feicotur + Final do Circuito de Quadrilhas do DF
 
10h Às 02h
Estacionamento do Estádio Augustinho Lima
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments