PT negocia nome para lugar de André Vargas na vice-presidência da Câmara

    Decisão da Comissão de Ética de manter o processo por quebra de decoro tornaria inócua a perda do mandato. Mas o PT negocia um novo nome para a vice-presidência da Câmara
     

    Mesmo com a articulação do PT para definir o novo vice-presidente da Câmara, Vargas decidiu não renunciar (Carlos Moura/CB/D.A Press)

    Mesmo com a articulação do PT para definir o novo vice-presidente da Câmara, Vargas decidiu não renunciar

    A indecisão de André Vargas também atinge a vice-presidência da Casa. Apesar de ter anunciado na semana passada que deixaria o cargo, a carta de renúncia ainda não foi protocolada na Mesa Diretora. Sem o cargo vago, não há como fazer nova eleição para escolher o substituto dele.

    Mesmo assim, o líder do PT na Casa, deputado Vicentinho (SP), avisou que o partido está escolhendo um nome para substituir Vargas no cargo. “A nossa bancada já começou um diálogo a respeito de quem será o vice ou a vice presidente da Câmara. Não entramos na discussão sobre a renúncia dele, pois isso é uma questão de foro íntimo. É claro que a bancada quer ir para a frente, quer continuar. Ele recebeu vários conselhos sobre a importância de renunciar, mas todo mundo que o aconselhou, pelo menos enquanto eu presenciei, deixou claro que era uma decisão dele”, disse Vicentinho.

    Três nomes estão cotados para a vice-presidência da Câmara. “Por hora, nas reuniões que temos participado, há dois nomes principais: o de Paulo Teixeira e o do Luiz Sérgio. Já ouvi também falarem no nome do (José) Guimarães”, disse o deputado Henrique Fontana (PT-RS). “O primeiro objetivo é sempre compor uma maioria clara que evite uma votação. Se, porventura, não conseguirmos, isso pode ocorrer, mas o nosso objetivo é chegar ao nome de forma consensual, sem necessidade de votação.”