Bancada do PMDB deve aprovar nota de apoio a Eduardo Cunha nesta terça

    O líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao lado do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), em sessão do Congresso (Foto: Luis Macedo/Câmara)
     
    O líder Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao lado do
    deputado Danilo Forte (PMDB-CE), em sessão
    do Congresso

    Em reunião marcada para as 14h30 desta terça-feira (10), a bancada do PMDB deverá aprovar uma nota de apoio ao líder do partido, Eduardo Cunha (RJ), para demonstrar que a insatisfação do deputado na relação entre o partido e governo federal é “generalizada”. De acordo com deputados peemedebistas ouvidos pelo G1, na reunião, a bancada também deverá decidir se apoia convocar uma convenção para “rediscutir” a aliança com o PT.
    A relação entre o governo e o PMDB tem se deteriorado nos últimos meses.
    A sigla reclama da demora da presidente Dilma Rousseff em realizar a reforma ministerial, critica o não cumprimento de compromissos quanto à liberação de recursos de emendas parlamentares e quer maior diálogo sobre as alianças regionais com o PT nas eleições de outubro. A legenda também reclama que não é chamada a participar de decisões do Executivo e de lançamentos de programas do governo federal, o que fortalece candidaturas no pleito deste ano.

    O maior foco da crise está na Câmara dos Deputados, onde sete partidos da base aliada, sob o comando do líder do PMDB, formaram um “blocão”, para ampliar o poder de negociação com o Executivo em votações da Casa. O clima ficou mais tenso na semana passada, depois que Eduardo Cunha defendeu, em sua conta do microblog Twitter, que seja “repensada” a aliança da legenda com o PT.

    Nesta segunda (10), Dilma se reuniu com lideranças do partido aliado no Palácio do Planalto, mas não convidou Cunha, o que, na visão de peemedebistas, significou uma tentativa de isolar o líder do PMDB.
    “Foi no mínimo deselegante a presidente não convidar o nosso líder para negociar e tratar da relação com o PMDB. O PMDB tem unidade na bancada da Câmara e apoia Eduardo Cunha”, afirmou o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), um dos vice-líderes do partido na Casa.

    fonte: g1