173 pessoas receberam novos órgãos em transplantes realizados no DF em 2021

Foram 25 transplantes de coração, 40 de rim, 46 de medula óssea e 62 de fígado, no último ano. De acordo com Instituto de Cardiologia, foram sete procedimentos nas duas últimas semanas.


Fachada do Instituto de Cardiologia do DF — Foto: TV Globo/Reproduçãohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O início de um novo ano é sempre de muita esperança, mas para 173 pessoas, que receberam novos órgãos aqui no Distrito Federal, esse sentimento é ainda mais intenso. De acordo com o Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF (ICTDF), sete transplantes foram realizados na capital, nas duas últimas semanas.

Segundo o cirurgião cardiovascular do ICTDF, ao todo, o instituto fez 25 transplantes de coração, 40 de rim, 46 de medula óssea e 62 de fígado, em 2021. “É o único hospital do DF e um dos poucos no centro-oeste que consegue atender essa população carente. E recebemos pacientes de outras localidades do Brasil, principalmente do norte e nordeste do país, além do próprio centro oeste”, explica.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Transplantes de órgãos realizados no DF em 2021 — Foto: TV Globo/Reprodução

Transplantes de órgãos realizados no DF em 2021 — Foto: TV Globo/Reprodução

LEIA TAMBÉM:

Uma das famílias que está vivendo essa esperança de uma nova vida neste começo de ano é a do Isacc Lucca Rocha, de 2 anos. Ele foi diagnosticado com uma cardiopatia grave, e estava internado há seis meses, a espera de um transplante de coração.

Segundo a mãe dele, Assuçena Carolina Costa Rocha, a cirurgia foi um presente, que chegou bem no dia do Natal. “Um presente desse, foi aquela emoção. Eu não acreditava. Estava tremendo um pouco de medo, mas sempre confiante em Deus que ia dar certo”, afirma.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Isacc Lucca, de 2 anos, recebeu um novo coração no dia 25 de dezembro de 2021 — Foto: TV Globo/Reprodução

Isacc Lucca, de 2 anos, recebeu um novo coração no dia 25 de dezembro de 2021 — Foto: TV Globo/Reprodução

O bebê agora se recupera do transplante, e, segundo a médica Cristina Afiune, a evolução é boa. “Até o momento ele tem evoluído muito bem. Nossa expectativa é que ele possa ir de alta nos próximos meses”, explica.

Assuçena Carolina mal vê a hora de levar Isacc Lucca de volta para casa. “Vai ser vida nova, só felicidade. Outra vida. Poder estar em casa com meu filho”, comemora a mãe.

A família de Neusa Soares também virou o ano mais feliz. O novo coração dela chegou em Brasília no dia 28 de dezembro.

De acordo com a defensora pública Kelly Aparecida Soares, filha de Neuza, ela desenvolveu uma cardiopatia grave após um infarto em maio de 2021. Ela morava no Amapá, mas depois disso, dona Neuza se mudou para o DF, junto com o marido, para realizar o transplante.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Neuza Soares recebeu um novo coração no dia 28 de dezembro de 2021 — Foto: TV Globo/Reprodução

Neuza Soares recebeu um novo coração no dia 28 de dezembro de 2021 — Foto: TV Globo/Reprodução

“No dia 8 de dezembro, eu não esqueço, ela entrou na fila de transplante, logo depois ela foi pra UTI, porque agravou a insuficiência cardíaca. Após 20 dias na fila, ela graças a Deus, conseguiu um órgão compatível”, conta a filha.

“Toda a família está em festa. É muito bom a gente presenciar milagres, né?! Presenciar o renovo nas nossas vidas, a importância que é a doação de órgão. A importância que têm, dessas pessoas que infelizmente perderam um ente, mas que conseguiram, apesar de toda dor, transformar, trazer esperança e amor pra outras famílias. Nós estamos com muita fé, com muita esperança renovada e com muita gratidão”, comemora Kelly Aparecida.