Anápolis vacina mais de 730 idosos neste domingo

Cidade foi a primeira de Goiás a entrar na segunda fase da imunização contra a Covid-19

3Anápolis vacina mais de 600 idosos de 85 anos ou mais neste domingo (Foto: Secom Anápolis)

prefeitura de Anápolis foi a primeira de Goiás a entrar na segunda fase da vacinação contra a Covid-19. Após imunizar profissionais de saúde da linha de frente e idosos de abrigos, a secretaria de Saúde do Município atendeu, só neste domingo (31), mais de 730 idosos, já cadastrados na Secretaria de Saúde.

Destaca-se que a vacinação de idosos com idade acima de 85 anos foi feita no domicílio dos pacientes, após o cadastro via sistema do Zap da Saúde. Além disso, a prefeitura, para agilizar a vacinação, decidiu realizar o Imuniza Anapolis – uma vacinação no sistema drive-in -, em três pontos de vacinação, cada um com quatros postos atendendo simultaneamente. O resultado foram 731 idosos vacinados da população em geral, neste domingo.

“Estamos avançando nos cuidados à população em relação a Covid 19. A vacina representa a nossa grande ação de combate a esta doença em todo o mundo. Para nós, em Anapolis, essa foi uma forma de avançar com mais celeridade na imunização do nosso grupo de risco. Queremos ir além com a mesma intensidade e ir baixando a idade, 75, 70 anos conforme a demanda da vacinas. Ações como estas serão prioridade a fim de dar tranquilidade aos anapolinos”, declarou o prefeito Roberto Naves (Progressistas).

Fases

Ao todo, o plano de vacinação possui cinco fases. Na primeira, recebem a imunização profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento da Covid-19, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e indígenas.

Ainda na primeira, mas após estes, guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área. Na segunda, entram os idosos que não vivem em asilos (começando pelos com mais de 80, depois de 79 a 75; 74 a 70; 69 65; e 64 a 60), além dos presos e agentes carcerários.

Na terceira é a vez das pessoas cujos problemas de saúde podem agravar o quadro da Covid-19 e os moradores de rua. Já na quarta, trabalhadores dos serviços essenciais serão imunizados. Na quinta e última, os demais.

Vacinação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas, no País, no último dia 17, e o governador Doria iniciou a vacinação no mesmo dia, antes da distribuição Ministério da Saúde — ato classificado pelo ministro Eduardo Pazuello como ilegal.

Em Goiás, a primeira vacina contra a Covid foi ministrada na tarde do dia 18 janeiro, justamente, em Anápolis. A pessoa escolhida foi Maria Conceição da Silva, de 73 anos, moradora do abrigo Abrigo dos Velhos Professor Nicephoro Pereira da Silva.