Fiocruz faz controle e rotulagem da vacina de Oxford; distribuição começa hoje

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza na manhã deste sábado (23) trabalhos de controle de qualidade e de rotulagem do lote da vacina de Oxford contra o coronavírus que foi importado da Índia. O carregamento chegou na sexta-feira (22) ao Brasil.

Os técnicos da Fiocruz analisam os lotes para verificar a qualidade do imunizante e se há fracos que foram danificados no transporte. Além disso, são inseridos rótulos em português com todas as informações referentes ao imunizante.

Foram adquiridas 2 milhões de doses. Para garantir a imunização, são necessárias duas doses do imunizante por pessoa. Segundo expectativas do Ministério da Saúde, a distribuição dos lotes para os estados começa ainda na tarde deste sábado.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a vacinação está apenas no início no Brasil. Os lotes da vacina de Oxford devem seguir com prioridade para o Amazonas, estado que vive caos na saúde por causa do elevado número de pessoas com o vírus.

Funcionário transporta lotes da vacina de Oxford que foram produzidos na Índia
Funcionário transporta lotes da vacina de Oxford que foram produzidos na Índia e adquiridos pelo Brasil
Foto: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo

Vacinação

A vacinação no Brasil começou no último domingo (17), por São Paulo, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o uso emergencial dos lotes adquiridos dos imunizantes da Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, e de Oxford, que será produzido pela Fiocruz. Fonte : CNN