“Parceria com Ministério Público é compromisso de vida”, afirma Caiado durante inauguração da nova sede da instituição, em Aparecida de Goiânia

Governador Ronaldo Caiado participa de inauguração da sede do Ministério Público, em Aparecida de Goiânia: “Eu me coloco como aliado a todo momento”

Governador destaca importância de manter diálogo com demais poderes para garantir cumprimento das funções do Estado no atendimento à população. “Saberemos combater a criminalidade, a corrupção e devolveremos Goiás aos goianos”, afirma

A sintonia na atuação do Governo de Goiás com o Ministério Público do Estado foi ressaltada pelo governador Ronaldo Caiado durante a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Aparecida de Goiânia, na manhã desta sexta-feira (27/11). “Eu me coloco como aliado a todo momento”, ressaltou Caiado que, em dois anos à frente do Executivo, tem atuado de maneira conjunta com os demais Poderes para tomadas de decisão. “A parceria que temos com o Ministério Público é um compromisso de vida que tenho. Nós saberemos combater a criminalidade e a corrupção, e devolveremos o Estado para todos que aqui habitam para que tenham dignidade e cidadania”, enfatizou.

Para o governador, a construção conjunta de uma agenda é o caminho para “avançar”. Não se governa sozinho”, defendeu. Ao lembrar dos objetivos enquanto governador, Caiado afirmou que o Estado foi criado para “sustentar e dar qualidade de vida, segurança, educação, saúde e implantar programas sociais”. “Sonhei muito em chegar ao governo, sei das dificuldades, mas estou extremamente contente e satisfeito. Ao final do nosso mandato, quero poder continuar tranquilo, vivendo no meu Estado de Goiás e, ao mesmo tempo, podendo caminhar com a cabeça erguida e a consciência tranquila que as pessoas mais humildes e necessitadas estão sendo tratadas com dignidade e com respeito.”

A via de atuação conjunta entre Poderes foi endossada pelo procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Aylton Flávio Vechi, durante seu discurso. “Essa sinergia só é possível pela sua disposição [governador], pelo espírito democrático e pela forma de exercer a liderança no Estado, sem pretender centralizar as grandes decisões”. Vechi elogiou o exemplo de Caiado em manter uma “boa interlocução” com direcionamento “para resgatar a cidadania” . “É essa relação que temos de ter com os demais Poderes e órgãos autônomos, dentro de um espírito republicano, em que cada um sabe exatamente o seu papel, sem interferir no papel do outro”, concluiu.

Para a coordenadora das promotorias de Justiça da comarca de Aparecida de Goiânia, Suelena Carneiro Caetano Fernandes Jayme, “o combate à criminalidade, à corrupção e o extremo respeito aos servidores públicos do Estado” também são destaques na gestão do governador. Ao falar da nova sede do MP-GO, ela expressou a alegria do momento e apontou que o objetivo é oferecer um “espaço digno” à sociedade. “O cidadão custeou essa obra e é o principal usuário e destinatário dos nossos serviços. Queremos que sejam bem atendidos na busca por seus direitos”, assinalou.

A inauguração marca o início das atividades em um prédio com 2,7 mil metros quadrados para abrigar 20 promotorias jurisdicionadas ao município. A solenidade foi iniciada com a benção do prédio e a prece conduzida pelo bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto. Ao definir como “momento histórico”, a coordenadora acredita que as novas instalações vão fortalecer a atuação do MP-GO. “Instituições fortes são formadas por diversos aspectos, mas posso citar três pilares: pessoas preparadas e comprometidas, fluxos de trabalho eficientes e inovadores e uma boa infraestrutura”, avaliou.

O promotor de Justiça Márcio do Nascimento, com um retrospecto de 28 anos de atuação no MP-GO, relatou o histórico e evolução da comarca de Aparecida. Nascimento lembrou a missão  de “promover a justiça” do Ministério Público, estabelecida na Constituição de 1988. “Esse local bem que poderia se chamar Casa da Cidadania, porque aqui promovemos a cidadania ao cidadão de Aparecida de Goiânia”, destacou. Em discurso, o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGPM), José Carlos Miranda Nery Júnior, se referiu ao governador Ronaldo Caiado como grande parceiro desde os tempos de parlamentar. Para o presidente, com melhor estrutura, na nova casa dos promotores de justiça e os servidores do Ministério Público de Aparecida de Goiânia, “continuarão empenhando esforços e ideais de trabalho em prol da comunidade”.

O procurador-geral de Aparecida de Goiânia, Fábio Camargo Ferreira, que representou o prefeito Gustavo Mendanha, defendeu o sentido de unidade entre os governos estadual e municipal. “Durante a eleição, ficamos em trincheiras separadas, mas acabou o pleito e estamos todos no intuito de cuidar das pessoas”, ponderou ao lembrar que há apenas um propósito entre as instituições públicas: “fazer o bem para as pessoas”. O diretor do foro da comarca de Aparecida de Goiânia, Leonardo Fleury, que representou o Tribunal de Justiça, falou aos funcionários do MP-GO. “Que todos consigam expressar nos pareceres e manifestações tudo o que a justiça pode ser”, desejou.

Também compareceram ao evento o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Thales José Jayme; o membro auxiliar da presidência do Conselho Nacional do Ministério Público, Carlos Vinícius Alves Ribeiro; o defensor público Marco Túlio Félix Rosa; o deputado estadual Cairo Salim; o secretário de Estado Rodney Miranda (Segurança Pública); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jacinto de Lemos; os representantes das polícias Militar e Civil, respectivamente, major Vanderlei Alves Moura e delegado Álvaro Lins; além de representantes do MP-GO, como o subprocurador-geral, Cyro Terra Peres; a promotora de Justiça  da Ouvidoria, Orlandina Brito Pereira; o coordenador do Centro Integrado de Investigação e Inteligência, Rodney Silva;  promotores de justiça, procuradores e outras autoridades.

Secretaria de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás