DF: Câmara Legislativa lança sistema de verbas indenizatórias

Nesta quinta-feira (26), a Câmara Legislativa também lança o sistema de verbas indenizatórias que vai trazer maior transparência e agilidade na prestação de contas sobre os recursos empregados nos mandatos parlamentares. Inicialmente, o sistema irá facilitar o cotidiano dos servidores responsáveis pelo controle e cadastramento de notas, contratos e recibos. A ferramenta também alertará o deputado sobre os limites passíveis de utilização em cada tipo de despesa e impedirá o encaminhamento, caso sejam extrapolados.

“É importante que a população saiba sobre os gastos com combustível e aluguel. A verba indenizatória de Brasília é a menor do país, mas a gente consegue administrar com tranquilidade, porque é uma necessidade o parlamentar usar a verba para se deslocar até a comunidade, ouvindo os eleitores e ampliando o alcance das demandas da população”, explica o primeiro-secretário, deputado Iolando.

Os Núcleos de Verba Indenizatória, distribuídos nos Gabinetes da Mesa Diretora e que são responsáveis pela conferência inicial do processo enviado pelos distritais, também poderão confeccionar seus pareceres e demonstrativos dentro do próprio sistema. Em seguida poderão encaminhar para aprovação pelo Gabinete da Mesa Diretora, sugerindo pagamento integral ou parcial, em caso de glosa, o que poderá ser feito também, pelo sistema.

Aplicativo 

A próxima etapa é o desenvolvimento do App do Cidadão que permitirá acompanhar mais de perto como estão sendo utilizado os recursos para pagamento da verba indenizatória. Outra melhoria que futuramente fará parte do sistema é conferência automática das notas fiscais, em link direto com a Secretaria de Economia do Distrito Federal.

Extraído do site radio Corredor