Ação das polícias Civil e Militar, aborda quase 400 pessoas em seis RAs no DF

Operação Quinto Mandamento aborda quase 400 pessoas em seis RAs

Ação também fiscalizou 50 veículos em Ceilândia, Taguatinga, São Sebastião, Recanto das Emas, Gama e Sudoeste, no final de semana

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: FREDDY CHARLSON
A atuação tem como foco a prevenção e repressão de crimes relacionados aos crimes violentos contra a vida | Foto: Divulgação/Detran

Com foco na redução dos crimes contra a vida, a Operação Quinto Mandamento passou, no final de semana, por Ceilândia, São Sebastião, Recanto das Emas, Gama e Sudoeste. A ação integrada, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), reuniu as forças de segurança, além de outros órgãos. Durante as abordagens, realizadas de forma conjunta pelas polícias Civil e Militar, foram consultados antecedentes criminais das 373 pessoas, por exemplo. No total, 150 servidores participaram da ação.

O Detran-DF também montou barreiras nas cidades e consultou a situação de 50 veículos, com apoio do DER-DF. Dois veículos foram apreendidos e nove pessoas foram autuadas por alcoolemia. Bombeiros militares orientaram 11 estabelecimentos comerciais sobre a importância de manter em dia a documentação e, também, fizeram exigências, como a instalação de saídas de emergência.

150servidores participaram da ação, em cinco regiões administrativas

A atuação tem como foco a prevenção e repressão de crimes relacionados aos crimes violentos contra a vida, como explicou o secretário-executivo de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo. “Estamos atuando na repressão ao tráfico de drogas e do porte ilegal de arma, que estão diretamente ligados aos homicídios. Além disso, durante as ações percebemos que a  presença do Estado nessas regiões tem um impacto positivo que resulta numa maior sensação de segurança da população”, argumenta.

Fiscalização

O comprometimento dos participantes sob a coordenação da Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), da SSP-DF, contribui para o sucesso da operação, segundo o secretário de Segurança, delegado Anderson Torres. “Esta é uma operação contínua, realizada com base em manchas criminais, ou seja, de acordo com locais, dias e horários em que os crimes ocorrem nas regiões administrativas, mapeados pelas subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI). Nosso objetivo é manter a redução de crimes conquistados no primeiro semestre deste ano e superarmos nossos resultados, que tem sido cada vez mais positivos”, afirmou.

O DF Legal também participou da operação e fiscalizou 46 estabelecimentos. “A participação do DF Legal nas operações contribui com a redução da criminalidade, que é o foco da operação. Verificamos desde a documentação de autorização de funcionamento aos protocolos sanitários estabelecidos para coibir a disseminação da Covid-19 e as aglomerações”, disse o subsecretário de Atividades Econômicas da DF Legal, Francinaldo Oliveira.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública