EUA inicia vacinação contra a covid-19 em 11 de dezembro, diz previsão

Aprovação do uso da vacina será decidida em 10 de dezembro

EUA planejam começar vacinação em 11 de dezembro, diz chefe do programa

O chefe do programa dos Estados Unidos de vacinas contra a covid-19, Moncef Slaoui, afirmou que espera começar a vacinação no país com o imunizante da Pfizer/BioNTech em 11 ou 12 de dezembro.

A declaração foi feita neste domingo (22.nov.2020) à emissora norte-americana CNN. Caso a previsão de Slaoui se concretize, os EUA podem ter as primeiras aplicações em 19 dias.

Aplicação depende da aprovação do uso emergencial da vacina, que será decidida em 10 de dezembro.

A expectativa é iniciar as aplicações 2 dias depois da aprovação da vacina. A FDA (Food and Drugs Administration), agência regulatória dos Estados Unidos, marcou para 10 de dezembro a análise do pedido de uso emergencial da vacina da Pfizer/BioNTech.

Nosso plano é conseguir enviar as vacinas para os locais  de imunização em até 24h a partir da aprovação [da vacina]. Então, espero talvez 2 dias depois da aprovação, em 11 ou 12 de dezembro”, disse.

Os primeiros a receberem os imunizantes devem ser os profissionais de saúde e pessoas que integram o grupo de risco. Slaoui afirmou que 70% da população deve ser vacinada. Segundo ele, a imunidade de rebanho deve ser atingida em maio de 2021. Crianças devem receber a vacina por volta da metade do próximo ano.

A VACINA

A farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech pediram, em 20 de novembro, à FDA uma autorização de uso de emergência da vacina BNT162b2.

Em 18 de novembro, a última fase dos estudos clínicos do imunizante foram concluídos. De acordo com as empresas, a análise preliminar dos resultados indica 95% de eficácia da vacina 28 dias após a aplicação da 1ª dose. O imunizante terá 2 doses.