Setembro Cívico: um mês para lembrar a obra de JK 

Homenagem da Setur vai reforçar Brasília como destino especial e mostrar que a cidade vai muito além de um centro administrativo

AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: RENATO FERRAZ

A partir desta quinta-feira (3), a Secretaria de Turismo (Setur) começa uma série de atividades para marcar o Setembro Cívico – Juscelino para Sempre, com toda a programação voltada para a promoção do turismo cívico em Brasília. A iniciativa marca o aniversário e reconhece os feitos do Juscelino Kubitschek, o presidente dos anos dourados que promoveu a interiorização do Brasil e tornou a população brasileira, com o seu perfil desenvolvimentista, urbana e próspera.

Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Uma série de atividades vai lembrar o legado deixado pelo presidente visionário e humanista que governou o Brasil com o lema “50 anos em cinco” e que mudou a realidade da população com a grandes obras, como a transferência da capital federal para o interior do país. Isso possibilitou inúmeros avanços nas áreas de infraestrutura e fortalecimento de toda a indústria brasileira.

Partindo da premissa de que todos os brasileiros devem conhecer a capital do seu país, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, convoca todos a conhecerem Brasília pelo olhar de seu idealizador, resgatando o sentimento pátrio.

A programação do Setembro Cívico começa às 20h desta quinta (3) com uma entrevista da secretária com o prefeito de Diamantina, Juscelino Roque – que falará diretamente da cidade natal de JK. “Juscelino Kubistchek herdou do pai o gosto pela música, mas recebeu da mãe, dona Júlia, toda a educação que o transformou no homem que revolucionou esta Nação”, comenta Juscelino Roque. “A inauguração de Brasília é uma imagem muito forte na minha memória”, conta Maria Estela, filha adotiva de JK. Ele diz que o impacto colossal da construção sempre existiu, mas que a constatação da realização de todas as obras foi algo indescritível.

A entrevista acontece num lugar emblemático: a Casa de Chá da Praça dos Três Poderes, hoje um dos principais Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da capital. O evento será transmitido ao vivo pela conta da Setur-DF no Instagram(em seguida, ficará de forma permanente pelo canal da Setur-DF no YouTube).

A cerimônia de Troca da Bandeira, às 10h, do próximo domingo (6), também será transmitida ao vivo. Desta vez, o evento terá participação da Banda da Marinha. No Dia da Independência (7), será lançada exposição virtual pelo Instagram com fotos da construção de Brasília. A intenção é publicar como se naquela época houvesse a rede social de fotografias e assim tivessem sido publicadas.

Durante todas as quintas-feiras do mês de setembro, serão realizadas entrevistas, exibidas pelos canais do Instagram e YouTube da Setur-DF, com personalidades que foram importantes para a construção de Brasília.

Foto: Agência Brasília/Arquivo

O aniversário de JK, que acontece no dia 12 de setembro, vai ser comemorado de maneira a relembrar os passos do presidente visionário: uma série de rotas turísticas vai permitir que o turista ou morador percorra trajetos da obra de JK, com pontos de parada específicos.

A secretária Vanessa Mendonça destaca a importância de JK para os brasileiros. “Muito antes de ser presidente da República, JK foi um humanista: como médico, como religioso…Por isso, construiu Brasília exatamente entre os paralelos previstos pelo padre Dom Bosco“, ressaltou.

* Com informações da Setur-DF