Gilmar Mendes “ultrapassou os limites”, afirma Mourão

Ao se referir à pandemia do novo coronavírus, ministro do STF afirmou que Exército está se associando a um genocídio

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira, 13, que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), “forçou a barra” e “ultrapassou o limite de crítica” ao dizer que o Exército se associou a um genocídio durante a pandemia do novo coronavírus.

Vice-presidente Hamilton Mouão 14/02/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Vice-presidente Hamilton Mouão 14/02/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino

Foto: Reuters

“O ministro Gilmar Mendes não foi feliz. Vou usar uma linguagem do jogo de polo: ele (Gilmar) cruzou a linha da bola. Cruzou a linha da bola ao querer comparar com genocídio o fato das mortes ocorridas no Brasil durante a pandemia, querer atribuir essa culpa ao Exército, porque tem um oficial-general do Exército como ministro interino da Saúde (Eduardo Pazuello)”, disse Mourão durante videoconferência promovida pela Genial Investimentos.

“Ele (Gilmar) forçou uma barra aí que agora está criando um incidente com o ministério da Defesa. Há pouco a Defesa soltou uma nota e talvez até acione a Procuradoria-Geral da República”, afirmou. “A crítica vai ocorrer, tem que ocorrer, é válida, mas o ministro ultrapassou o limite da crítica”, acrescentou o vice. FONTE: TERRA

Apesar do desgaste com Gilmar Mendes, Mourão afirmou que as “tensões” entre os poderes diminuíram nos últimos tempos. De acordo com ele, o presidente Jair Bolsonaro escalou ministros como Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e André Mendonça (Justiça) para “restabelecer as pontes com o STF”. “Nós tivemos um período meio conturbado no relacionamento do Executivo com o Legislativo e Judiciário que, nos últimos tempos, essas tensões foram se reduzindo”, avaliou o vice-presidente.