Ibaneis é o governador do DF mais bem avaliado no período…

Governador Ibaneis Rocha

Ibaneis é o governador do DF mais bem avaliado no século no mês de maio do segundo ano de mandato

Coluna Eixo Capital/Por Alexandre de Paula

Pesquisa do instituto Exata OP comparou a popularidade, a partir de dados históricos, de todos os governadores do DF, desde 2000, nos meses de maio do segundo ano de mandato. Com 61% de aprovação, Ibaneis Rocha (MDB) está no topo da lista.

Em sequência, vem o ex-governador José Roberto Arruda (PL), que tinha 60% de avaliação positiva em 2008 (mais de 1 ano antes de estourar o escândalo da Caixa de Pandora).

Joaquim Roriz recebia o aval de 53% em 2000; Agnelo Queiroz (PT) de 28% em 2012; e Rodrigo Rollemberg (PSB) de 32% em 2016. Em média, foram 1,5 mil pessoas entrevistadas e a margem de erro é de 3%.

Rejeição

Ibaneis também está em vantagem na avaliação dos que desaprovavam os governos nos meses de maio do segundo ano do mandato. Dos entrevistados, 21% rejeitaram Ibaneis, a menor marca entre os políticos. Arruda também vem logo depois, com 28% em 2000. Agnelo tem o pior número: 55% dos entrevistados o reprovavam em 2012. Rollemberg — em 2016 — e Roriz — em 2000 — registraram 48% e 36% de rejeição, respectivamente.

Amado e odiado

Outra pesquisa, do instituto RG Organic, mediu quais são os melhores e os piores deputados distritais a partir de respostas espontâneas dos entrevistados. O petista Chico Vigilante conseguiu um feito curioso: lidera — com 5% — a lista de melhores, mas também está na frente no ranking dos piores — com 2%.

Chico é um dos mais antigos nomes da Casa, está no terceiro mandato consecutivo como distrital e foi deputado federal. A pesquisa ouviu 1,3 mil pessoas entre abril e maio, com margem de erro de 3 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Fonte: CB. Poder