Dúvidas sobre o coronavírus? TeleCovid oferece orientações aos cidadãos

Central, coordenada pelo Samu 192, recebe mais de 1,7 mil ligações por dia

AGÊNCIA BRASÍLIA *

As pessoas que desejam tirar dúvidas e procurar orientações sobre o coronavírus, podem ligar nos telefones 190, 193 e 199. Nesse contato inicial, feito com bombeiros e policiais, os cidadãos são direcionados para a central chamada de TeleCovid, criada recentemente para atender a população 24 horas por dia e auxiliar no combate e prevenção a Covid-19.

Localizada no Centro Integrado de Operações de Brasília (CIOB), a unidade já recebe, em média, mais de 1,7 mil ligações por dia. No período da manhã e da tarde, funcionários terceirizados do Banco de Brasília (BRB) atendem a ligação e repassam aos enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presentes no local. Eles orientam desde a forma correta de higienizar as mãos até como proceder em situações mais graves.

À noite, o serviço do TeleCovid é prestado diretamente por técnicos de enfermagem do Samu, que repassam a ligação para enfermeiros da unidade caso seja necessário. A depender da situação, os profissionais tiram as dúvidas pertinentes e informam se a pessoa se classifica, ou não, dentro dos sintomas de coronavírus. Também é enfatizado a importância do isolamento domiciliar, reduzindo assim a procura desnecessária de pacientes às unidades de saúde.

Durante a ligação, se a pessoa for classificada como um possível caso, ela será orientada, a depender da situação, a se dirigir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de sua casa, ou acionar o Samu 192.

Com as informações colhidas pelos profissionais da central e do local onde ocorreu o atendimento presencial, as equipes de Vigilância Epidemiológica, com reforço da Atenção Primária da região, podem ser acionadas.

“O TeleCovid é uma estratégia de extrema importância para melhorar o fluxo de atendimento e não sobrecarregar o 192, que já recebe quase 1 mil ligações por dia. Quando essas solicitações são desviadas ao TeleCovid, é possível oferecer o atendimento do Samu no melhor tempo resposta possível”, afirmou o diretor-geral do Complexo Regulador em Saúde do Distrito Federal, Petrus Sanchez.

CIOB

Usado para ações de segurança pública, o Centro Integrado de Operações de Brasília tem o objetivo de concentrar dados de operações e ações sigilosas do Corpo de Bombeiros, monitorando o número de contágios do coronavírus no DF, no Brasil e no mundo.

A unidade recebe dados de postos de saúde, hospitais, laboratórios e consegue formar uma base que permite saber quando, como e onde está havendo contágio. O centro é coordenado pelos bombeiros, que trabalham em conjunto com representantes das secretarias de Saúde e Casa Civil, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das vigilâncias Sanitária e Ambiental.

* Com informações da Secretaria de Saúde