Pangolim pode ter passado coronavírus a humanos

Ameaçado de extinção, escamoso e mamífero: o pangolim. O animal pode ter sido o hospedeiro intermediário e transmissor do coronavírus para os seres humanos.

A teoria foi levantada por pesquisadores da Universidade Agrícola do Sul da China. Segundo um estudo, 99% da sequência genômica do coronavírus encontrado nos pangolins é idêntica à do vírus encontrado nas pessoas infectadas.

O estatuto do Pangolim comum (Manis temminckii) foi actualizado de Pouco Preocupante para Vulnerável. Foto de: APWG.

A análise foi feita com cerca de mil amostras de metagenoma de animais selvagens. Os pesquisadores estão aguardando a validação da pesquisa, mas essa não é a primeira vez em que o pangolim é apontado como uma possível fonte da infecção pelo coronavírus humano.

O Pangolim chinês (Manis pentadactyla) é agora considerado como Criticamente em Perigo. Foto de: Tou Feng.

Em outubro do ano passado, antes da epidemia do vírus, os pesquisadores chineses relataram que o coronavírus havia sido encontrado em pangolins e que poderia ser capaz de infectar outros mamíferos — como, por exemplo, os humanos.

Antes, os cientistas suspeitavam que o novo coronavírus se originava de morcegos, como no caso do SARS-CoV, da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV), do ebola, entre outros.

Escamas de Pangolim para venda. Foto de: Dan Challender.

A pesquisa publicada também por pesquisadores chineses descobriu que o novo coronavírus é 80% semelhante ao SARS-CoV identificado em 2003 (também na China).

Essa semelhança também sugere que o novo vírus possa ter um hospedeiro intermediário que transmitiu o coronavírus do morcego para o humano. Suspeita-se que o SARS-CoV tenha se espalhado dos morcegos para os gatos comuns e para os humanos.

O Pangolim indiano (Manis crassicaudata) está agora classificado como Em Perigo. Foto de: Sandip Kumar

Já o MERS-CoV pode ter sido espalhado do morcego para o camelo, depois para os humanos. Com base no relatório da XinhuaNet, suspeita-se que o novo coronavírus tenha passado do morcego para o pangolim e depois para os seres humanos.

Pangolim arborícola. Foto de: APWG.

A alegação de que o vírus SARS-CoV-2 possa ter passado para humanos por um pangolim para muitos não foi uma surpresa. A China é o maior país consumidor de pangolim, que é contrabandeado principalmente da África.

Os Pangolins estão a ser chacinados em massa por causa das suas escamas (acima fotografadas) e da sua carne. Foto de: Dan Challender.

Embora o comércio de carne e escama de pangolim tenha sido proibido internacionalmente, a venda de medicamentos contendo escamas do animal ainda é permitida na China.

Grelhando um Pangolim. Os Pangolins são considerados como carne do mato em África, mas a maior ameaça são os mercados em expansão na China e Vietname. Foto de: APWG.

Muitas das primeiras pessoas a serem infectadas pelo coronavírus trabalharam em um mercado de frutos do mar e animais selvagens na cidade chinesa de Wuhan, e acredita-se que o vírus tenha se espalhado pela primeira vez para os seres humanos em dezembro.

Fonte: Época NEGÓCIOS 

Mais…

A carne de pangolim é considerada uma iguaria na China e a medicina tradicional chinesa afirma que as escalas de pangolim possuem qualidades curativas. Os animais foram encontrados em 414 caixas de resfriamento carregadas a bordo de um navio de pesca que navegava do sudeste da Ásia.

Pangolim congelado

O transporte pesava 11,5 toneladas e teria arrecadado 10.000 iuanes para os contrabandistas se o barco não tivesse sido interceptado em Jiangmen, uma cidade localizada a 100 quilômetros de Guangzhou, na região do Delta do Rio das Pérolas.

Pangolim congelado

O pangolim é uma espécie protegida na China continental e em Hong Kong, onde a posse do animal pode levar uma multa de até HK $ 10.000 ou uma sentença de prisão de até três anos.

Nos últimos anos, a crescente demanda levou algumas espécies do tamanduá coberto de escamas à extinção. A caça excessiva no Vietnã, Tailândia, Malásia, Camboja e em outros países da África colocou em risco as populações de

  Nos portos asiáticos, muitas vezes são apreendidos enormes carregamentos contendo várias toneladas de pangolins mortos, escamas ou mesmo animais vivos.
Em 2014, em Hong Kong, foram encontradas 2 toneladas de escamas de pangolim em contêineres com madeira de Uganda e Camarões. Em 2015, na Indonésia, foram apreendidos os embarques de 5 toneladas de pangolins congelados em direção ao Vietnã para a China (o valor da mercadoria seria de 1.800.000 USD no mercado negro). No mesmo ano na China, 2.674 pangolins sem balança foram encontrados escondidos em um barco de pesca etc. Entre 2007 e 2016, foram documentadas 209 grandes apreensões no total. Eles consistiam em:

coronavírus covid 19 de cobra pangolin ou fato morcego |  Envio

O coronavírus que se originou em Wuhan, na China, matou mais de 18.572 pessoas, 416.372 pessoas estão infectadas em todo o mundo com o coronavírus (terça-feira, 24-03-2020). O Coronavírus é uma doença zoonótica, o que significa que salta de animais para humanos.