Regina Duarte prestes a morar em Brasília

Fã de Athos Bulcão, um dos símbolos de Brasília, a atriz Regina Duarte comprou várias peças com o tema dos famosos azulejos do artista, como canecas e utensílios de casa, além de obras para decorar sua residência na capital. A famosa namoradinha do Brasil toma posse na Secretaria de Cultura do governo Bolsonaro na primeira semana de março com uma solenidade para poucos convidados. São cerca de 450 pessoas, entre artistas, amigos, familiares e políticos aliados. No discurso, Regina terá a colaboração da assessoria, mas o arremate geral com o tom do que quer e precisa dizer à comunidade artística é da atriz que fez uma escolha de vida ao deixar a Globo para mergulhar na administração pública. Ela tem identidade com Brasília, além de Athos Bulcão, Regina Duarte é também apaixonada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Coluna Eixo Capital

Projeto garante nome social de pessoas trans em lápides e atestados de óbito

O deputado Distrital Fábio Felix (PSOL) protocolou projeto que assegura o reconhecimento do nome social em consonância à identidade de gênero de pessoas trans e travestis nas lápides de túmulos, jazigos, certidões de óbito e outros documentos. De acordo com o texto, esse direito deve ser garantido mesmo quando o nome registrado em documentos de identidade civil (RG, Certidão de Nascimento) diverge do nome social. A iniciativa, batizada de Vick Jugnet, tem o objetivo de evitar maior sofrimento para as famílias e garantir o respeito à memória de pessoas trans. Embora a jovem tenha adotado o nome Victória, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios negou retificação póstuma de seu registro civil, alegando que seria necessária uma retificação de Victória Jugnet em vida.“ Eu tive que entrar na justiça para que minha filha tivesse sua identidade respeitada e, mesmo assim, não consegui”, conta Alessandra Jugnet, mãe da Vick.

Posse em março

O procurador Zélio Maia só toma posse na direção-geral do Detran-DF em março. Desde a semana passada, quando aceitou o convite, ele prepara os trâmites para se licenciar da Procuradoria.

CEB: Privatização irreversível

A bancada do PT na Câmara Legislativa iniciou uma ofensiva contra a privatização da CEB. O governador Ibaneis Rocha anunciou na sexta-feira que não tem outra alternativa a não ser vender a empresa e o processo é irreversível. “Houve muita irresponsabilidade para que a CEB chegasse a esse ponto de quase perder a outorga de distribuição de energia da Aneel. A privatização é o único caminho e será feita. Já estamos com estudos adiantados e, nas próximas semanas, o mercado terá novas informações sobre o processo em curso”, disse o governador, depois de se reunir com os deputados Arlete Sampaio e Chico Vigilante (PT).

Mandou bem

Os Tribunais do Júri de Samambaia e de Ceilândia conquistaram, respectivamente, o 1º e o 2º lugar no ranking nacional de desempenho do CNJ, que mede a produtividade, com as menores taxas de congestionamento em 2019.

Mandou mal

O Brasil está em terceiro lugar no ranking de desvalorização das moedas neste ano, atrás apenas da Venezuela e do Sudão. A cotação do dólar já atingiu a cifra de R$ 4,40 e ainda pode subir mais.

Enquanto isso… Na sala de Justiça

O que os generais do país acham da anistia a policiais militares que fazem greve e motim?

Caiu na rede…

O desafio do ex-deputado Alberto Fraga no Instagram.

Só papos

“Imagine uma pessoa indo com uma retroescavadeira para cima de você? O que se espera? No mínimo uma reação em defesa de sua própria vida. O que Cid Gomes fez foi, no mínimo, tentativa de homicídio com dolo eventual”

Deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)

“Deputado Eduardo Bolsonaro, será necessário que nos matem mesmo antes de permitirmos que milícias controlem o Estado do Ceará como os canalhas de sua família fizeram com o Rio de Janeiro”

Ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT)