DF: Instituto realiza Semana de Combate à Surdez com atendimentos gratuitos no Conjunto Nacional

No Brasil, estima-se que 10 milhões de pessoas possuam algum tipo de deficiência auditiva.

O Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia – IBORL promove, entre os dias 16 e 24 de novembro, a Semana de Prevenção e Combate à Surdez. Uma das ações da semana serão os atendimentos na base de atendimento do IBORL, instalada na Praça Lúcio Costa, em frente ao Shopping Conjunto Nacional, onde serão realizados exames gratuitos para triagem auditiva.

A equipe do IBORL está mobilizada a partir deste sábado (16) até sexta-feira (22) e deve atender até 100 pessoas por dia. Haverá distribuição de 50 senhas no início da manhã e 50 senhas no início da tarde. A estimativa é que 700 pessoas sejam atendidas gratuitamente no período da campanha.

Além dos atendimentos gratuitos ao público, dentro da semana serão realizados o Encontro Nacional da Diversidade Surda, no sábado, 23, no auditório da Câmara Legislativa. Inscrições: bit.ly/encontroiborl2019

O médico Fayez Bahmad Júnior, do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia – IBORL, esclarece que uma das razões para o atendimento gratuito é justamente sensibilizar a comunidade para a importância dos cuidados com a audição. Segundo ele, é comum as pessoas negligenciarem esta parte do corpo.

“Ouvir bem significa qualidade de vida. A surdez e o zumbido são problemas altamente tratáveis, desde que diagnosticados a tempo. Por isso, nosso compromisso em criar esta Semana de Prevenção e Combate à Surdez e promover saúde auditiva para as pessoas que mais precisam desses cuidados”, afirma o médico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 400 milhões de pessoas sofrem de perda auditiva no mundo. No Brasil, estima-se que 10 milhões de pessoas possuam algum tipo de deficiência auditiva. De acordo com o IBGE, a cada mil recém-nascidos, três já nascem com surdez.

Corrida Caminhos da Audição

A 2ª Edição da “Corrida Caminhos da Audição – Prevenção e Combate à Surdez” busca conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva. A corrida acontece no domingo, dia 24/11, com largada às 7h da manhã, no Eixão Sul – Na Altura da Quadra 102/103.
As inscrições estão abertas até o dia 20 (quarta-feira) ou até esgotarem as vagas. Para se inscrever acesse o site www.iborl.com.br ou o site da Central de Corrida www.centraldacorrida.com.br/corrida-caminhos-da-audicao-2a-edicao

Além de conciliar esporte, lazer e saúde as pessoas, sejam elas atletas ou não, que participarem dessa corrida de rua, também serão solidárias pois o lucro será destinado ao diagnóstico da perda auditiva e doação de aparelhos auditivos para a população sem assistência no Distrito Federal.

Legenda: A equipe do IBORL está mobilizada a partir deste sábado (16) até sexta-feira (22) e deve atender até 100 pessoas por dia.

Informa Tudo DF