Coleta de lixo no DF agora é em dias alternados; confira calendário

Por G1 DF

Funcionários do SLU recolhem contêiner de lixo em área comercial de Taguatinga, no DF — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A coleta de lixo no Distrito Federal passou a ser em dias alternados. De acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a mudança começou na última quinta-feira (10), quando entraram em vigor os novos contratos de limpeza, feitos com três empresas e válidos pelos próximos 5 anos (veja mais abaixo).

Até a última semana, o serviço de coleta de lixo era diário em 35% das regiões do DF. O SLU pede aos moradores que coloquem o lixo para fora de casa apenas nos dias e horários da coleta, para evitar o acúmulo de sujeira e o risco de doenças.

Segundo o governo, “essa inovação é uma tendência mundial na gestão de resíduos e é importante para racionalizar os serviços e poupar recursos”.

Coleta seletiva

Ainda de acordo com o SLU, a coleta seletiva – que atualmente atende a cerca de 52% da população – será expandida, de forma gradual, para todas as cidades. “A previsão é de que o serviço esteja totalmente implantado em até seis meses”, afirma o GDF.

Mapa da coleta seletiva no Distrito Federal, por região — Foto: SLU/ Divulgação

Mapa da coleta seletiva no Distrito Federal, por região — Foto: SLU/ Divulgação

Novo contrato

De acordo com o SLU, o novo contrato com três empresas prestadoras de serviço de coleta de lixo e limpeza da cidade – uma delas portuguesa – vai permitir a ampliação do trabalho. “Serão 1.039 veículos e equipamentos novos para a cidade”, diz o GDF.

O contrato prevê:

  • Coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares
  • Coleta manual e mecanizada, e remoção de entulhos
  • Varrição manual e mecanizada de vias e espaços públicos
  • Lavagem e limpeza de equipamentos
  • Pintura mecanizada de meios-fios

Fonte: G1 DF.