Inovação tecnológica: Servidores do GDF passam a usar carros elétricos

Por G1 DF e TV Globo

Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) recebe primeiro carro elétrico compartilhado que será usado por servidores públicos — Foto: Agência Brasília/ Divulgação

A partir desta segunda-feira (7), servidores públicos do Distrito Federal poderão usar carros elétricos compartilhados para se deslocar a trabalho. Dois veículos estão disponíveis e, até dezembro, o GDF estima que 16 carros estejam em circulação.

A nova prática faz parte de um projeto piloto chamado “Vem DF”. Cerca de 300 servidores já podem usar dois carros do modelo Twizy, da marca francesa Renault. Outros dez veículos ainda devem receber o software para uso compartilhado (entenda abaixo).

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou ainda que vai apresentar para a Câmara Legislativa um projeto de lei que isenta o pagamento de IPVA para veículos elétricos no Distrito Federal. A isenção deve ser para um período de cinco anos.

Como os servidores poderão usar os carros?

Carros elétricos do mesmo modelo dos que serão usados em Brasília, por servidores públicos — Foto: Ana Clara Marinho/TV GloboCarros elétricos do mesmo modelo dos que serão usados em Brasília, por servidores públicos — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Carros elétricos do mesmo modelo dos que serão usados em Brasília, por servidores públicos — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

Os carros vão circular em trajetos curtos, entre a Esplanada dos Ministérios e os órgãos públicos do Distrito Federal. Os veículos – que têm autonomia de até 100 Km e velocidade de até 80 Km/h – irão substituir automóveis da frota do governo.

Um aplicativo foi criado para que os servidores façam a reserva e verifiquem onde fica o posto de carregamento mais próximo. Até novembro, serão instalados 35 postos de carregamento elétricos, explica o GDF.

Os chamados eletropostos serão gratuitos e de uso coletivo, ou seja, qualquer motorista poderá usar o serviço.

O software de compartilhamento foi desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O uso é voltado para governos, com o objetivo de reduzir os gastos públicos.

O aplicativo também rastreia os carros, monitora a velocidade, a carga de bateria e as rotas percorridas. Os automóveis serão desbloqueados com cartões dos funcionários cadastrados no sistema.

Investimentos

Segundo o governador, foram investidos R$ 3,1 milhões de reais no projeto, sem custos para os cofres públicos do DF.

Os veículos elétricos são cedidos ao governo em forma de comodato, com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, a estimativa é que a economia para os cofres públicos será de R$ 8 milhões de reais por ano, em toda a frota do GDF.

O GDF também vai receber informações sobre a quantidade de gás carbônico que deixará de ser emitida, além de dados sobre a economia que será gerada. De acordo com a Renault, fabricante dos carros, Brasília tem vantagens para o uso de veículos elétricos, principalmente por ser uma cidade plana, o que reduz o consumo de bateria.

Fonte:  G1 DF.