GDF investe R$ 4,8 milhões para reformar viadutos

Alguns não recebiam reparos desde a criação de Brasília. Previsão é de que as obras durem um ano

ANA LUIZA VINHOTE, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Dois viadutos localizados sobre a Via N2, área central de Brasília, serão reformados para garantir a segurança dos milhares de usuários que transitam pelo local diariamente (veja na ilustração). O contrato de execução da obra foi divulgado nesta quinta-feira (19/9) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O reparo custará R$ 4,8 milhões e deve durar um ano.

Segundo o diretor de Edificações da Companhia Urbanizadora de Brasília (Novacap), Francisco Ramos, a revitalização faz parte de um plano de manutenção de monumentos da cidade. “É um dos locais que não recebem cuidados desde a criação de Brasília. Estamos fazendo projetos para outros lugares, como as pontes JK, das Garças e Costa e Silva”, disse.

Os viadutos em questão estão localizados no Eixo Rodoviário Leste e no Eixo Rodoviário Oeste, em uma área que reúne cartões postais brasilienses como o shopping Conjunto Nacional e o Teatro Nacional. As estruturas cobrem as pistas que dão acesso ao chamado Buraco do Tatu, trecho subterrâneo de vias que ligam os eixos Norte e Sul.

Entre os serviços de restauração dos viadutos estão: reforço das estruturas de aço, de placas danificadas e do concreto; pintura e construção de calçadas; e sinalização viária. A previsão é de que as obras sejam iniciadas em dez dias, sem que a intervenção causem alterações de grande porte no trânsito.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos, ressalta que esta obra é o primeiro passo para o avanço na manutenção de pontes e viadutos da capital. “Estamos investindo na capacitação de engenheiros e nas administrações regionais, para que possamos cuidar cada vez mais da segurança da população”, destaca.