PF faz busca e apreensão em sede do Pros, no Lago Sul, e gráfica

Está sendo investigado superfaturamento na prestação de contas de candidatos do partido que disputaram eleições para deputado distrital

RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES
A Polícia Federal, a pedido da Justiça Eleitoral, cumpre mandados de busca e apreensão na sede do Pros, no Lago Sul, e na gráfica do partido, instalada na cidade de Planaltina de Goiás, Entorno do DF.

A operação, deflagrada nesta quinta-feira (15/08/2019), é decorrência de uma investigação sobre superfaturamento na prestação de contas de candidatos que disputaram as eleições para deputado distrital no ano passado.

Está sendo investigado esquema em que a legenda teria informado à Justiça Eleitoral a distribuição de R$ 5,7 milhões para os postulantes à Câmara Legislativa do Distrito Federal pagarem material de campanha. O dinheiro, entretanto, nunca teria sido entregue a eles, sendo embolsado por caciques da sigla.

De acordo com informações da PF, os mandados foram autorizados em investigação da prestação de contas de Marizete Pereira. A candidata do Pros à Câmara Legislativa teria recebido, segundo a própria legenda, R$ 159 mil em material para a campanha de 2018. Ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), porém, ela negou que o dinheiro foi entregue e disse que teria sido coagida a assinar uma declaração confirmando o recebimento.

Por meio de nota, o desembargador Telson Ferreira, do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE) explicou que o processos está sob sigilo e que as diligências desta quinta foram determinadas por ele após depoimento do secretário-geral do partido, ouvido na quarta (14/08/2019).

Metrópoles tenta contato com representante do Pros.